De acordo com as informações viaturas deslocavam para uma operação Militar em Ipaba, quando depararam com três motocicletas em alta velocidade e realizavam ultrapassagens proibidas pela rodovia BR-458, em Ipatinga, os suspeitos que estavam em duas motocicletas de cores escuras e outra vermelha, eles colocavam em risco a segurança deles e de outros usuários da via, ao avistarem as viaturas empreenderam fuga, durante a perseguição o jovem Ryan Wilker perdeu o controle da direção e colidiu fortemente contra uma placa de sinalização, o mesmo não resistiu aos ferimentos e morreu instantaneamente no local.
Segundo informações os Militares suspeitaram da situação pela velocidade e devido diversos registros frequentes de furtos e roubos na região, fez com que a Polícia Militar iniciou se uma perseguição, sendo que durante a tentativa de abordagem, as motocicletas realizaram manobras arriscadas, colocando em risco a segurança de todos na via.
Após sinalizarem e darem ordens de parada aos motociclistas, os Militares diante da resistência dos motociclistas à abordagem, foi utilizado um poder diferenciado da força, onde efetuaram disparos de munições de elastômero, mas a ação não surtiu efeito, e a perseguição persistiu. Ao chegar no km 138, próximo ao loteamento Parques do Vale, o condutor da motocicleta vermelha tentou desviar para a entrada de um posto de gasolina, mas perdeu o controle da moto, colidindo contra o meio-fio e, em seguida, contra uma placa informativa do posto.
Quando os Militares chegaram ao local, já encontraram o condutor com várias lesões e com dificuldade de movimento. Apesar dos esforços dos socorristas, Ryan Wilker não resistiu e acabou morrendo no local.
Militares buscaram por documentos, mas o condutor não portava, ele foi identificado por testemunhas presentes na cena do acidente. Em uma consulta realizada ao sistema informatizado, constataram que Ryan Wilker não era habilitado para conduzir veículos.
Toda área do acidente foi isolada para os procedimentos da perícia da Policia Civil, que após termino liberou o corpo, para ser encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Plantão em Caratinga.