A base da história de hoje, esta que adaptei é anônima, mas desconfio que alguém de meu convívio diário seja o dono(a) dessa belíssima história ou ideia maviosa. Os Sentimentos Humanos certo dia reuniram para brincar. Depois que o Tédio bocejou três vezes a Indecisão chegou à conclusão de que nenhuma se dava com a Desconfiança, pois esta tomava conta da Loucura. Por sua vez, a loucura propôs que brincassem de esconde- esconde, instante em que a Curiosidade quis saber todos os detalhes do jogo, pois a Intriga começou a cochichar que entre eles, certamente, alguém ali iria trapacear.
O Entusiasmo saltou de contentamento e convenceu a Dúvida e a Apatia, ainda sentadas num canto, a entrarem no jogo. A Verdade achou que isso de esconder não estava com nada; a Arrogância fez cara de desdém, pois a Ideia não tinha sido de sua autoria, e o Medo preferiu não se arriscar dizendo: Ah! gente, vamos deixar tudo como está, e como sempre perderam a oportunidade de serem felizes. Mas redissera outrora um italiano, cuja memória insiste em não lembrar o seu nome, é uma realidade inquestionável. É assim a vida minha nêga. A vida é bela. Passou-se o Dia de Santo Antônio – foi no último dia 13. Lembro-me que completei 83 anos que fui batizado, lá na antiga igrejinha da Gabiroba, uma Capela linda maravilhosa, construída com o suor dos primeiros funcionários da Fábrica de Tecidos da Gabiroba, no século XIX. Esta foi totalmente demolida onde era impoluta. Foi derrubada e construída em outro local, lá mesmo, na Gabiroba de Cima. Junho gente é um mês recheado de Santos da Igreja Católica. Santo Antônio no último dia treze; São João (creio ser o São João, o discípulo amado), e os Apóstolos Pedro e Paulo, ícones da e na pregação r propagação da Palavra de Jesus, espalhada pelo mundo. Por coincidência ou não, junho é também o Dia dos Namorados, Dia Contra o Trabalho Infantil e dia da implantação do Correio Aéreo Nacional.
Amigos e amigas de nosso encontro semanal há uma forma de olhar para o mundo de hoje, que é chamada funcional ou linear. Nela, a vida é uma sucessão de fatos e acontecimentos mais ou menos naturais ou sequenciais. Outra forma é desenvolver um olhar sistêmico, integrador ou crítico. Nesse olhar ou forma de pensamento entendemos que tudo está em movimento e conectado e para cada acontecimento ou fato há uma causa geradora desse efeito. O pensamento crítico é uma forma de olhar o mundo percebendo a conexão entre todas as coisas e a dimensão dialética de todos os eventos históricos, portanto, um pensamento integrador, sistémico, holístico e libertador. Pensar criticamente é libertar-se de uma visão ingênua da realidade e alcançar a maturidade reflexiva. Pensem nisso.
O próximo dia dezenove é consagrado O Dia das Raças Indígenas da América e também o dia do Defensor Público. Os povos indígenas ainda hoje estão na luta para viver, sobreviver e conviver. Convivem em diversos espaços e dialogam com diferentes pessoas, não estão apenas nas “aldeias”. As comunidades indígenas convivem também com injustiças e com perdas de direitos. Não se aprende sem conviver com a sabedoria dos antigos e nem com quem possa partilhar outros saberes. O povo aprende em conjunto, com a troca de saberes; decidem em coletividade por meio de suas reuniões, que são grandes momentos de estar junto. Esse convívio se dá na harmonia com outros e com a terra. Conviver é mais do que tolerar, significa que, no entrelaçar de culturas, saiba-se dialogar. Precisamos viver em comunhão que leva o respeito das raízes, territórios e demais direitos indígenas. Pensem nisso também.
O Defensor Público é aquele ou aquela advogado (a) contratado ou nomeado através de um Concurso Público, efetuado pelo Estado para prestar serviços às Defensorias Púbicas.
Na maioria das vezes, como o Estado anda pelas cucuias, isto é, sem dinheiro para bancar os defensores, o Município tem se encarregado dessa tarefa. São, na maioria das vezes, abnegados, cuidadosos e consoeis de suas responsabilidades profissionais. Em Itabira, quando exerci a advocacia, fui, por várias vezes, nomeado pelos Juízes de então, Defensor Público Dativo, fato este que me deu muitas alegrias em defender a quem não podia pagar e sob as Graças de Deus me fortaleci, aumentando meu conhecimento do Direito Universal, e me tornei mais eficiente em todas minhas defesas, falsa modéstia.
Obrigado a todos que confiaram em minha modesta capacidade. Obrigado! Registra a história ou a lenda que. Na história dos sentimentos humanos a primeira a se esconder foi a Preguiça, deixando-se cair no chão atrás de uma pedra, ali mesmo, onde sempre estava. O Otimismo escondeu-se no arco-íris, e a Inveja se ocultou junto com a Hipocrisia, que sorrindo fingidamente atrás de uma árvore estava odiando tudo aquilo. A Generosidade quase não conseguiu se esconder porque era grande e ainda queria abrigar meio mundo, A Culpa ficou paralisada, pois já estava mais de que escondida em si mesma; a Sensualidade se estendeu ao sol num lugar bonito e secreto para saborear o que a vida lhe oferecia, porque não era nem boba nem fingida; o Egoísmo achou um lugar perfeito onde não cabia ninguém mais. A Mentira disse para a Inocência que ia esconder no fundo do oceano, onde a Inocência acabou se afogando; a Paixão meteu-se na cratera de um vulcão ativo, e o Esquecimento já nem sabia o que estavam fazendo ali. Depois de contar até 99, a Loucura começou a procurar a quem atingir. Achou um, achou outro, mas ao remexer num arbusto espesso ouviu um gemido: era o Amor, com os olhos furados pelos espinhos. A Loucura o tomou pelo braço e seguiu com ele, espalhando beleza pelo mundo. Desde então, o Amor é cego e a Loucura o acompanha. Juntos fazem a vida valer a pena – mas isso não é coisa para os medrosos nem os apáticos, que perdem a felicidade no matagal dos preconceitos, onde rosnam os deuses melancólicos da acomodação, não é mesmo? A história que se nos apresenta é uma realidade. Quiçá você caro ouvinte já sentiu dentro de você estas expectativas? Elas ainda o atormentam? A Vida pode ser exatamente como você a projetou e vivê-la é com pleno amor, principalmente junto ao seu próximo. P/ nisso! Não esqueçam: a segunda-quinta-feira do mês é consagrado ao CORPUS CHRISTE, isto é, ao Corpo de Cristo, na Hóstia consagrada. Participar das solenidades que a Igreja Católica oferece é um dever cristão de todos que acreditam na ressurreição! If you can fly, can reach the sky! Isto é, “se você pode voar, você pode alcançar o céu”. Repetindo o que escrevi na última crônica; “O homem é o autor da própria história”. Pensem nisso. E até a próxima, se Deus quiser.