AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS VÍDEOS
Boa noite - Itabira, domingo, 21 de dezembro de 2025 Hora: 20:12

GERAL
Febre maculosa: por que algumas pessoas são mais suscetíveis à doença
Fatores genéticos e imunológicos interferem na evolução do quadro de febre maculosa, segundo especialistas 16/06/2023

Felipe Resk/Metrópoles

São Paulo – Nem todo mundo que for picado por um carrapato infectado vai pegar febre maculosa ou desenvolver um caso grave da doença. Além de a transmissão estar sujeita a uma série de fatores, a infecção também pode se manifestar de forma mais leve em algumas pessoas, dependendo de suas características genéticas e imunológicas.

É o que afirmam especialistas ouvidos pelo Metrópoles para explicar o surto de febre maculosa associado a eventos na Fazenda Santa Margarida, em Campinas. Quatro pessoas que estiveram no local morreram por causa da doença. Já outros frequentadores não apresentaram sinais da infecção ou relataram sintomas e melhoraram depois.

As mortes confirmadas são de participantes da Feijoada do Rosa, evento realizado em 27 de maio, que reuniu cerca de 3,5 mil pessoas. Líder de casos no Brasil, Campinas é endêmica para febre maculosa. Entre as vítimas, no entanto, três pessoas eram moradoras de outras cidades – a capital paulista, Jundiaí e Hortolândia.

“Quem nasce em áreas de transmissão da doença pode acabar desenvolvendo mais imunidade, por ter contato desde cedo”, afirma o infectologista João Paulo França. “É possível fazer um paralelo com a malária. Em algumas regiões da África, a doença não é tão preocupante para quem vive lá, mas se torna grave para quem vem de fora”.

Carrapato-estrela, responsável por transmitir a febre macuolosa 

 








Residencial SHINE STONE Construtora Kelles Duarte
INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2025. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: (31) 98883-9232
CONTATO
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.