AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS VÍDEOS
Boa madrugada - Itabira, segunda, 22 de dezembro de 2025 Hora: 01:12

COLUNISTAS
Marcos Gabiroba e a crônica da semana "Uma forma de aprender a agradecer"
24/04/2023

Num pequeno vilarejo, numa casa simples, mas limpa e arrumada, vivia um homem com sua família: mulher, três filhos a sogra. Mas o homem sentia-se completamente infeliz. Reclamava d tudo e de todos. Ora implicava com os filhos, ora com a sogra que o aborrecia, a casa que era pequena demais, a esposa que não era boa o suficiente... Nada o satisfazia. Um dia, cansado de tanto sofrer, resolveu procurar a um amigo que se dizia ser um sábio para pedir-lhe um conselho. O sábio, após ouvir as lamurias, disse a seu interlocutor: - Vai meu filho, procure um bode e o coloque dentro de sua casa. O homem se surpreendeu com a proposta lhe feita, e diante da insistência do sábio, resolveu acatar o seu conselho....

Passado algum tempo, o homem voltou ao sábio mais infeliz do que a primeira vez dizendo que sua vida estava muito pior do que antes; sua casa estava toda suja e barulhenta, um cheiro horrível e insuportável, que não aguentava mais aquela situação, momento em que perguntou ao sábio o que deveria fazer. O sábio com toda sua sabedoria disse ao homem: - Vá e tire o bode de sua casa. Ele assim fez.

Tamanho foi o alívio por se ver livre do animal que, a partir daquele instante, tornou-se num homem novo. Começou, então a descobrir e valorizar tantas coisas que sempre tinham estado à sua volta, coisas das quais ele sequer tinha percebido sua existência. Quantas coisas maravilhosas temos a nosso lado; quantos amigos sinceros que estão prontos a nos ajudar, quanta coisa que conquistamos e, com o tempo vamos abandonando sem se dar a devida atenção. Nós seres humanos, ainda imperfeitos e falíveis que somos, continuamos a precisar de “bodes” em nossas vidas para darmos valor às nossas conquistas e a nós mesmos que estamos sempre lutando para conquistar “um dia melhor” Assim é a vida. Aprendendo as lições que a própria vida nos oferece e, na maioria das vezes, nada enxergamos ou sequer percebemos, não é mesmo?

De Cristiano Augusto Gomes tomo emprestado para encerrar nosso encontro de hoje: “A vida moderna vem se demonstrando cada vez mais voltada para o individualismo, onde os contatos pessoais são cada vez mais raros”.

“Uma das consequências desse “isolamento” são as doenças de fundo emocional:

Depressão, estresse, etc., onde as pessoas transformam problemas de fácil resolução, em verdadeiras “tempestades” por não terem com quem desabafar, “jogar conversa fora”, rir um pouco... O Projeto Vida vem com o objetivo de clarear o espírito, dando uma injeção de ânimo a cada pessoa que precise.

Lembro-me do comentário de meus pais que diziam: - No nosso tempo sentávamos nos banquinhos do quintal ao entardecer para conversarmos, onde falávamos sobre como tinha sido nosso dia, transformando as conversas em verdadeiros debates. Muito descontraídos, clareávamos nossas ideias e esquecíamos os problemas ali mesmo, “sem dar sopa para o azar”.

O Projeto vida tem esta semelhança, de escutar as pessoas, conversar com elas sobre os problemas e as dificuldades que atravessam. Hoje, não precisamos ir longe! Se prestarmos atenção, todas estas dificuldades e problemas acontecem nos nossos postos de trabalho. O trabalhador que está em baixa estima, não conseguirá se adaptar a qualquer política ou programa que a empresa vier a estipular, principalmente no caso da “POLÍTICA DE SEGURANÇA” (a menina dos olhos de qualquer empresa) que requer uma atenção redobrada. Por mais simples que seja a tarefa a ser realizada, se o trabalhador não estiver bem (Física, mental e psicologicamente), ele não será capaz de realizá-la de maneira satisfatória, e o risco de acidente será maior.

Esta é a diferença que o PROJETO VIDA quer estipular dentro e fora das Empresas; projeto este que, visa bloquear este mal que tanto tem influenciado no rendimento do trabalho e na vida das pessoas. Seja ele necessário em qualquer circunstância da empresa, ou o que, a própria vida tem para nos oferecer”.

Este texto aqui exposto é extraído do Livro RESGATE, volume 1 – Projeto vida, 4ª Edição – O assunto acima exposto é uma reprodução para todos àqueles que trabalham e têm um propósito de viver e ter uma vida melhor.

EM TEMPO: A VIDA É O PRIMEIRO COMPROMISSO DE CADA PESSOA; VIVER É A PRIMIRA RESPONSABILIDADE DE CADA UM E SER FELIZ É A RECOMPENSA POR ASSUMIR COMPROMISSOS E SUPERAR DESAFIOS. Pensem nisso!








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2025. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: (31) 98883-9232
CONTATO
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.