Em uma ação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), em Belo Horizonte, uma criança, de 8 anos, foi presenteada, nessa terça-feira (4/4), com vários brinquedos. Ela compareceu com um responsável legal para receber as doações de bonecas, depois de ter sido atendida na unidade.

Na semana passada, a menina, vítima de abuso sexual, compareceu à Depca e, no atendimento realizado pela delegada Thaís Degani, ela disse que nunca teve nem livro nem brinquedos. “Fiquei impressionada pelo fato de a criança, com 8 anos, não saber ler, não conhecer as letras do alfabeto”, relata a delegada, que, durante a conversa, cedeu livros e brinquedos do Espaço Reviver Kids à garotinha.
“Ela ficou super feliz, porque era o primeiro livro que teria ganhado”, frisa Thaís Degani. Na ocasião, a criança também revelou que nunca teve nenhum brinquedo na vida. Sensibilizada com a situação, a delegada contou a história para a filha, de 6 anos, que prontamente doou várias de suas bonecas para a vítima.
Proteção e acolhimento
O chefe da Divisão Especializada de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad), delegado Eduardo Vieira, destaca que ações como essa demonstram a dedicação e o empenho de todos os policiais civis da Depca na proteção integral de crianças e adolescentes. Segundo ele, “proteção que vai muito além da investigação, que perpassa, principalmente, pelo acolhimento institucional”, afirma.
A Depca conta com o Espaço Reviver Kids, que foi inaugurado em 2022, com livros e brinquedos de várias doações. A delegada Thais Degani, responsável pela iniciativa, explicou o quanto precisa dessas doações. “Em média, 15 crianças passam pela unidade por dia. Então, se cada criança receber um brinquedo e/ou livro, precisamos sempre repor essas doações”, ressalta.
ASCOM-PCMG