PM apreende pássaros da fauna silvestre em cativeiro de forma irregular em Santa Bárbara
SANTA BÁRBARA(MG)- Nesta manhã de terça-feira, 10 de janeiro de 2023, por volta de 10h, a Policia Militar prendeu um indivíduo de 23 anos por prender pássaros da fauna silvestre sem os devidos registros junto ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Segundo informações, os Militares realizavam um patrulhamento preventivo pela rua Jordano Mafra, no bairro São Bernardo, quando visualizaram duas gaiolas com pássaros da fauna silvestre pendurados no muro de uma residência. De imediato fizeram contato com o suspeito que ao ser exigido a documentação e regularização dos pássaros, o mesmo disse que mantinha os pássaros presos em gaiolas sem ter o registro ou autorização legalizada.
Os Militares ainda do lado de fora da residência, avistaram ainda na garagem da casa mais outras três gaiolas com pássaros da fauna silvestre brasileira. Diante da situação, foi dada voz de prisão em flagrante pelo crime contra a fauna previsto no Art. 29 da Lei nº 9.605/98, sendo o jovem conduzido para a sede do 3º Pelotão da Policia Militar, onde esse permaneceu o tempo necessário para assinar o Termo de Compromisso de Comparecimento e posteriormente liberado.
Os pássaros foram apreendidos e posteriormente serão recolhidos pelo Grupamento de Polícia de Meio Ambiente que tomará as providências necessárias e administrativas, e o encaminhamento a um médico veterinário para analisar condições dos pássaros e depois o retorno destes em habitat natural.
Foram apreendidas cinco gaiolas, quatro pássaros silvestres da espécie papa-capim, conhecido como Papa arroz, e dois trinca ferro conhecidos como Ticão.