Marcos Gabiroba e a crônica da semana “Dê um pouco de si fortalecendo amizadesâ€
Existem muitas ocasiões em que um pequeno presente é uma ótima forma de dizer “obrigado” ou “estou pensando em você”. Alguns exemplos podem ser ressaltados, dessa ação simples e gratificante, tais como: quando um amigo ou conhecido nos faz um favor; ou quando queremos demonstrar que ficamos felizes por um convite; quando sabemos que alguém anda triste e podemos confortá-lo; ou ainda, quando sabemos que um gesto de carinho e respeito fará um amigo sorrir alegremente, é como receber um presente e ter um Anjo da Guarda conosco. Esses presentes que são maravilhosos devem ser pequenas lembranças; não precisam ser caros e sempre devem ser dados sem a expectativa de reciprocidade. Algumas ideias podem ser sugeridas, tais como: doar um livro clássico em brochura para uma boa leitura; ouvir um CD com músicas escolhidas por você; ir a uma quinquilharia divertida e efetuar compras, somente o necessário; comprar ou fazer um bolo ou biscoitos feitos por você mesmo, ou ainda, queimar uma vela oferecendo-a a seu Santo de preferência, ou ao seu Anjo da Guarda. Seja espontâneo, e a sua generosidade retornará para você tudo aquilo que desejar, de forma inesperada. Fortaleça os vínculos. “Aprender a conhecer você mesmo é conhecer tudo a seu respeito”. “Aprender a gostar de você, esperar que você goste de mim são regras essenciais para um bom convívio”; também, são regras que o mudo hodierno não conhece ou não quer conhecer mais. Nossa existência é muito curta demais para vivermos na superficialidade. Para experimentar as maravilhas da amizade, é preciso mergulhar de cabeça e nadar em águas turvas e mais profundas. Embora haja diversas formas de fortalecer uma amizade, muitas vezes uma mudança de contexto pode ser tudo o que é preciso para aumentar o vínculo entre as pessoas. Sair da piscininha infantil da vida para se atirar no mar, talvez seja o passo necessário para que você saiba se a sua amizade irá afundar ou boiar.
É claro, que apostamos na última opção, ou seja, boiar e nadar até a praia, ou não morrer. Já pensou nisso caro ouvinte? Como expressei acima, a vida é muito curta para vivermos na superficialidade, não é mesmo?
Conserve as velhas amizades. Existem alguns amigos com os quais você pode retomar as coisas exatamente do ponto onde as deixou, sem constrangimentos ou desconfortos, mesmo que vocês não se vejam há anos. É bem provável que esse tipo de amigo figure entre os seus mais íntimos; o elo entre vocês é tão forte que não pode se corroído pelo tempo, pela distância ou pelas distrações comuns e ou inconveniências da vida. Não cometa o erro de negligenciar ou ignorar essas boas amizades no seu desejo de conhecer gente nova. Em vez disso, faça um esforço para manter as que você já possui e entre em contato com elas por telefone, e-mail, carta escrita à mão ou pela internet, e, quando puder, visite seu amigo ou sua amiga. Isto lhe fará muito bem, e, por consequência lhe trará uma felicidade ímpar, com certeza. Quantas vezes essa felicidade aconteceu com você? Esses são os relacionamentos, ou sentimentos que guardamos com carinho, isto é, os amigos com os quais podemos sempre contar e confiar; os confidentes a quem podemos recorrer durante o período de uma crise qualquer. Deixe que eles saibam o quanto você lhes dá valor dizendo-lhes exatamente isso, livremente, com a maior frequência possível! Coloque sua amizade em dia. Não importa as condições ou circunstâncias que uniu você a um determinado amigo(a) – ou ficaram presos num aeroporto da vida, dando boas gargalhadas juntos depois de alguns drinques, ou simplesmente estarem no lugar certo no momento certo – ou quão confortável e fácil seja o relacionamento resultante desse elo em comum: ele (elo) não pode ser sustentado eternamente a novas experiências, às vezes, desastrosas. Manter-se em dia com os amigos é o primeiro passo para seu conhecimento sobre eles e não estagnar-se no passado. Não porque haja qualquer coisa errada com o passado, mas na verdade, refletir a respeito de lembranças com um velho amigo é uma forma maravilhosa de conservar uma amizade. Conversar com alguém que compartilhou uma experiência com você mantém o momento vivo na mente de ambos. No entanto, prender-se demais ao passado impedirá que vocês entrem juntos numa nova era. Agarre, pois, cada oportunidade de criar novas lembranças com um velho amigo. Quando você tem um grande e verdadeiro amigo acaba diante de uma atualização sem precedentes dos assuntos que advirem da amizade de ambos.
Manter contatos permanentes por telefone, e-mail ou internet ou vendo-se pelo menos uma vez por ano torna-se um elo inabalável de amizade profunda.
Na vida é comum você planejar uma viagem com sua família em companhia de amigos comuns e passarem uns dias numa praia famosa do nordeste, ou festejarem um churrasco na varanda de sua casa. Quanta alegria! Amigos e familiares se unirem para se envolverem nas realizações mais recentes. Pode parecer suficiente estar em contato com velhos amigos apenas uma vez ao ano ou em algum encontro social, mas a amizade se tornará mais compensadora se você acrescentar novas experiências em vez de, simplesmente, reviver as antigas. Tenha uma conversa com um velho amigo na qual os dois falem apenas sobre suas realizações atuais.
Ter um grande e bom amigo é ter um Anjo de Guarda com você! Pensem nisso.