AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS VÍDEOS
Boa tarde - Itabira, sábado, 21 de fevereiro de 2026 Hora: 14:02

POLÃCIA
Idoso foi conduzido por maus tratos a cão na Vila Santa Rosa em Itabira
20/05/2022

ITABIRA(MG)- Militares da Policia de Meio Ambiente lotados no 3° Grupamento com sede em Itabira, tem recebido diversas denúncias, relatando maus tratos a animais, na semana passada na tarde de 13 de maio, eles foram até a Vila Santa Rosa, onde um idoso de 64 anos estaria mantendo um cão em situação precária em sua casa.

Segundo informações, os Militares foram em verificação à denúncia que relatava que o cão ficava exposto ao tempo, sem água e comida. No local fizeram contato com o idoso franqueou a entrada dos Militares para verificação, nos fundos do quintal, o animal estava em um local coberto, com água e comida na vasilha, mas o estado físico do mesmo era lastimável.  Ao ser questionado quanto ao estado extremo de emagrecimento do cão, o idoso alegou que devido suas condições financeiras não possuía dinheiro para pagar um veterinário, pois gasta muito com medicamentos de tratamento de sua saúde. O idoso disse aos Militares que ia procurar os agentes da zoonoses para buscar uma solução ao caso.

Os Militares vendo aquela situação acionaram uma veterinária de uma clínica de animais no bairro Major Lage, que compareceu ao local voluntariamente, e examinou o animal, constatando que esse estava com baixo peso, muito magro, feridas nas região do quadril com suspeita de cinomose e leishmaniose, por não estar se alimentando, caracterizando maus tratos por omissão de socorro.

Após constatar o crime mediante a lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, o Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.  § 1º-A Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda.    

Os Militares tomaram as providências cabíveis quanto a apreensão do animal, mas devido o município e o Estado não disponibilizar de local próprio para tutela de cuidados a estes animais vítimas de maus tratos, o idoso até recebeu voz de prisão pelo crime, foi conduzido a presença do Delegado, mas ao término ficou como fiel depositário do cão até que uma solução a este caso apareça.

Asnoticiasonline.com.br








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2026. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: (31) 98883-9232
CONTATO
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.