Militares de Meio Ambiente em Itambé do Mato Dentro localiza aréa preservação desmatada
ITAMBÉ DO MATO DENTRO(MG)- Militares do 3º Grupamento da Polícia de Meio Ambiente em Itabira, responsável pela cobertura da APA Morro da Pedreira, em Itambé do Mato Dentro, nesta terça-feira, 26 de abril de 2022, em operação de Fiscalização de Recursos Hídricos, constatou que uma extensa área de unidade de conservação sustentável foi desmatada, conseguindo assim identificar um responsavel pelo fato, realizando assim uma notificação ao proprietário da terra, onde este compareceu na sede do Pelotão em Itabira, e recebeu toda orientação dos procedimentos futuros devido o ocorrido.

Os Militares Sargentos Adão, Evando e Donel, em comprimento a ordem de serviço, e patrulhamento pela região da zona de amortecimento da Unidade de Conservação da Serra do Cipó e no local depararam com uma área impactada por desmate e exploração da vegetação nativa, com a retirada de material lenhoso para diversos locais. As árvores de candeias, retiradas, foram usadas como estacas de cercas em outros pontos da área, onde está sendo implantado futuras pastagens irregulares, sendo detectado outro desmate e intervenção em APP.

A área de desmate totaliza cerca de 2 hectares de terra, foram apreendidos no local cerca de 10 metros cúbicos de madeira nativa, ao cidadão foi aplicado um auto de infração no valor de R$40.547,55, e toda área foi interditada.

O responsável pelo terreno compareceu na sede do Pelotão nesta terça-feira (26), onde tomou conhecimento do auto de infração, um boletim de ocorrência foi registrado e encaminhado ao Ministério Público para futuras providências.

Os Militares alertam que todos os anos, são feitas as operações com o intuito de manter a preservação nas divisas de cerrados da Serra do Cipó, que criminosos ainda persistem em desmatar e colocar fogo nestas áreas, em seguida plantam grama para futuras pastagens de animais, isso é crime previsto em lei.
Asnoticiasonline.com.br