Rodrigo de Castro e o prefeito Valdemir Soares vieram falar sobre o fórum da comarca
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, recebeu, nesta quinta-feira (10/3), a visita do deputado federal Rodrigo de Castro e do prefeito de Belo Vale, na região Central do Estado, Valdemir Liberato Soares, mais conhecido como Nequinha. O juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos e o chefe de gabinete do deputado, Helder Mattos, acompanharam a reunião.
Durante o encontro, o deputado Rodrigo de Castro falou sobre a necessidade de construção de um novo fórum para a Comarca de Belo Vale, que também atende o município de Moeda. “O pedido de uma nova sede é antigo. A novidade é que a prefeitura e o TJMG chegaram a um acordo sobre a área mais adequada para a obra. O próximo passo será a doação do terreno para o Estado, seguido dos trâmites para o início da construção do prédio”, afirmou o deputado.
(28).jpg)
Durante reunião, foram feitas tratativas para a construção de um novo fórum na Comarca de Belo Vale, na região Central do Estado (Crédito: Riva Moreira/TJMG)
O parlamentar destacou a importância do trabalho do TJMG no interior, com a construção e modernização dos fóruns — iniciativa que, segundo ele, tem mudado o horizonte de todas as cidades contempladas. “Os novos prédios garantem acessibilidade ao cidadão, trazendo mais dignidade e conforto aos usuários da Justiça”, lembrou.
O prefeito de Belo Vale, Valdemir Liberato Soares, explicou que o fórum da comarca é muito antigo e precário. “Além da falta de acessibilidade, o espaço já não comporta o volume de processos. Por isso, há cinco anos estamos negociando essa construção, mas esbarrávamos na falta de uma área adequada para o fórum. Essa situação foi resolvida agora”, adiantou.
Segundo o prefeito, um terreno em um novo loteamento da cidade foi considerado adequado. A expectativa é que a escolha e a doação do terreno acelerem a possibilidade de execução do fórum. “Esse loteamento já está com as ruas abertas e com as quadras prontas. As obras de infraestrutura estão em andamento, com intervenções na área de drenagem, calçamento e iluminação. Na mesma região, existem escola, igreja, o hospital da cidade e uma creche. Fiquei muito satisfeito com a acolhida do TJMG. O presidente se colocou à disposição para ajudar a comarca”, disse Valdemir.
O presidente Gilson Lemes manifestou sua satisfação em receber os visitantes. “Vamos nos esforçar para atender o mais brevemente possível o pedido de edificação do novo fórum. Evidentemente, dependemos da doação do terreno por parte do município. No entanto, o prefeito se comprometeu a agilizar esse procedimento. Assim, tão logo a doação seja efetivada, vamos acelerar os trâmites para que o prédio seja construído”, disse o presidente do TJMG.
Dircom-TJMG