De acordo com as informações dois Militares realizavam monitoramento a distancia de uma movimentação de pessoas, depois que denúncias davam conta que no local próximo a Rua Ceará no bairro Cachoeira do Vale, onde aconteceria um possível confronto entre gangues, os Militares iniciaram uma aproximação do local por uma mata, na tentativa atualizar informações sobre as denúncias recebidas. Em determinado momento os Militares ouviram indivíduos não identificados, dizendo que haviam Policiais na mata, em seguida surgiu dois indivíduos, sendo que um deles, passou pelos militares fazendo ameaças, simulando estar armado, e dizendo “quem está aí, quem está aí", vindo a fugir correndo do local em direção a um matagal.
Segundo informações logo em seguida, apareceu o indivíduo conhecido por “Nit”, com uma arma em punho apontando para um dos Militares de 46 anos, que ao perceber a ação do indivíduo, mandou que esse largasse a arma, mas o suspeito desobedeceu e efetuou disparos contra o Militar que de pronta resposta a injusta agressão, efetuou cinco disparos que acabou atingindo o indivíduo.
Rapidamente os Militares pediram apoio a outras viaturas que compareceram no local, o indivíduo baleado foi colocado em uma viatura e socorrido ao o hospital Vital Brasil, no bairro Timirim, onde o mesmo deu entrada com três perfurações na região do tórax, ele não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.
Os militares localizaram na cintura do baleado um coldre para acondicionar arma de fogo, no local dos disparos eles apreenderam um revólver calibre .38, carregado com seis munições, sendo que dois cartuchos estavam deflagrados, dois picotados e mais dois intactos.
A perícia da Policia Civil compareceu ao local onde realizou os trabalhos técnicos. Diante da situação ao Militar que efetuou os disparos teve a arma recolhida e apresentada à autoridade Judiciária Militar responsável, que abriu inquérito para apurar a conduta do Policial na operação.