AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS VÍDEOS
Boa madrugada - Itabira, segunda, 22 de dezembro de 2025 Hora: 01:12

COLUNISTAS
Marcos Gabiroba e a crônica da semana “Os cães ladram para os que não compreendemâ€
06/10/2021

Prepare-se para ouvir críticas; novas ideias são desafiadoras por natureza. Elas perturbam e ameaçam a ordem existente. Portanto, as pessoas geralmente têm na cabeça um dispositivo – o cão que ladra – de alerta contra ideias novas e estranhas.

A não ser que as ideias novas se ajustem claramente ao que estão fazendo, elas reagirão dizendo: “não vai dar certo”, “Não estou entendendo nada”, “Isso é tolice”, em vez se dizer: “Graaannnde ideia”. Sempre foi assim, não é mesmo?

Muitas inovações importantes foram saudadas com o ladrar dos cães. O astrônomo alemão Johannes Kepler, por exemplo, enfrentou uma enorme hostilidade quando encontrou a solução para o problema das órbitas dos planetas, usando em vez de círculos, eclipses. No século XIX, o médico húngaro Ignaz Semmelweiss foi condenado pelos colegas por ter sugerido que a incidência de doenças podia ser reduzida se os médicos lavassem as mãos em água clorada antes de examinarem seus pacientes. Os médicos ficaram ressentidos com a ideia de que pudessem estar “levando a morte em suas próprias mãos” E quando o compositor Igor Stravinsky apresentou pela primeira vez o Balé A sagração da Primavera, com suas harmonias incomuns e seus ritmos irregulares, houve um protesto generalizado na plateia. Por outro lado, se os “cães ladram” para a sua ideia, talvez seja por uma boa razão; talvez a sua ideia não seja interessante, não tenha sido bem concebida ou então, foi mal apresentada, isto é comum e não o fim do mundo. Nesse caso, você deve repensar sua estratégia. Considere o “ladrar” como um elogio, pois pelo menos você chamou a atenção de alguém. Se uma ideia não é ameaçadora é mais fácil ignorá-la do que “ladrar” para ela. Quais reações negativas você espera?

Como você poderia tornar sua ideia mais interessante e fácil de entendê-las?

Pensem um pouco sobre as perguntas e tente respondê-las a ti mesmo ou então, amordace em você mesmo o Cão que ladra!

Temos uma tendência de “latir” para as ideias de outras pessoas – principalmente quando não se adaptam aos padrões que já conhecemos. Evidentemente, existe um monte de ideias ruins que precisam ser evitadas. Mas, se adotarmos uma atitude persistentemente crítica, podemos perder boas ideias pelo fato de serem estranhas.

Já pensou nisso, caro ouvinte. Uma técnica de avaliação que devemos empregar quando estamos trabalhando com outra pessoa é o não criativo. Funciona da seguinte maneira: um parceiro pode vetar as ideias do outro desde que, ao fazê-lo, apresente obrigatoriamente outra ideia do agrado dos dois. È uma técnica ao mesmo tempo crítica e construtiva, portanto, bem vinda.

Responda fielmente a pergunta a seguir: Diga três vantagens de se vestir a roupa pelo avesso nas segundas-feiras? Se suas roupas fosse usadas dos dois lados, durariam mais. Você poderia ver os pontos onde começam a desfiar e rasgar.

Poderia mostrar suas manchas de suor como “arte”. Suas segundas-feiras seriam transformadas em “dia de trabalho em casa”. Você só compraria roupas “macias por fora”, por exemplo, sem fechos nem zíperes, porque teria de usá-las sobre a pele uma vez por semana, não é mesmo? De que maneira colecionar lâmpadas queimadas pode se tornar um hobby útil? Na sua atual condição, quais as vantagens de, temporariamente, evitar fazer críticas, contra quais tipos de ideia você late sem mesmo considerá-las? Gente, gente, gente, aprenda de uma vez por todas “Enquanto os cães ladram a caravana passa”, isto é, desde os primórdios tempos, não é mesmo?

Mas, tudo o que acima escrevi, sob as bênçãos de Deus, se resume bem em que tudo depende de mim. Hoje, dia do Arcanjo Miguel – Glorioso São Miguel Arcanjo como é conhecido no meio popular – levantei cedo pensando no que tenho que fazer até que o relógio marque meia-noite! É minha função escolher o tipo de vida que terei hoje! Posso reclamar por estar chorando... ou agradecer às águas por levarem a poluição! Posso ficar triste por não ter dinheiro, ou me sentir encorajado para administrar melhor as finanças, evitando o desperdício! Posso reclamar sobre o estado de minha saúde...ou dar graças por estar vivo! Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria... ou ser grato por ter nascido!

Posso reclamar por ter que trabalhar e muito ... ou agradecer por ter trabalho que possuo! Posso sentir tédio com as tarefas de casa ou agradecer por ter um lar! Se as coisas não saem como planejei, posso ficar feliz por ter o hoje para recomeçar! O dia de hoje está à minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode lhe dar forma, pois tudo depende de mim, sim e claro, logico e evidente, sob as graças de Deus. Pensem nisso.

Para encerrar nosso encontro de hoje lembro a você caro ouvinte que: “É belo demais ver a vida nascer, sentir que a bondade existe e o amor ainda não perdeu o seu valor. Ame incansavelmente a rodos. Amar, eis a mais bela lição de todas; doar a vida por esse amor, eis o mais sublime exemplo de todos”, pois enquanto os cães ladram a caravana passa e... como passa! Pensem nisso também.








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2025. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: (31) 98883-9232
CONTATO
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.