Comerciante é multado em mais de R$ 8 mil por danos ambientais, em João Monlevade
Por volta das 15h30 deste domingo (22), militares da Polícia Militar de Meio Ambiente, estiveram no Bairro Loanda, onde ocorreu um incêndio em um depósito de sucata e materiais recicláveis.

Testemunhas contaram para os policiais que o proprietário do estabelecimento estava fazendo uso de fogo no lado de fora do galpão, queimando resíduos sólidos de várias naturezas. Ele teria perdido o controle do fogo, que se alastrou para uma área de vegetação rasteira e bananeiras de aproximadamente 90 m², que ficam às margens de um córrego onde passa a rede de esgoto. O fogo continuou sem controle e atingiu o galpão, queimando toda a área, com cerca de 135 m². O fogo foi contido com a atuação do Corpo de Bombeiros de Itabira.

Segundo a polícia, o comerciante teria admitido que estava queimando resíduos sólidos fora do galpão e que perdeu o controle do fogo que atingiu tanto a vegetação quanto o próprio galpão.

Ainda segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, o empreendimento já foi alvo de fiscalização em que foi relatada ao Ministério Público irregularidade quanto à inexistência de Alvará de Funcionamento do estabelecimento, bem como outras situações críticas, como a utilização da área de passeio para dispor o material por ele recolhido e a falta de organização dos materiais de forma a contribuir para a proliferação de insetos, roedores e outros animais vetores de doenças.

O comerciante recebeu voz de prisão pelos crimes previstos do Código Penal Brasileiro. Ele teria resistido à prisão mas foi contido pela equipe policial e encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil. Além disso, ele foi autuado no valor de R$ 8.085,20.

BELL SILVA