AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS VÍDEOS
Boa noite - Itabira, quinta, 19 de fevereiro de 2026 Hora: 19:02

COLUNISTAS
Marcos Gabiroba e a crônica da semana “Uma visão do futuroâ€
16/08/2021

Caro ouvinte, você já previu uma visão do futuro? Diz-nos a estória que os índios mexicanos – Os Astecas – que conservavam antigos costumes e tradições, a águia representava a visão do alto, isto é a visão do futuro. Também na antiguidade mediterrânea, o voo das águias era visto como uma forma de prever o futuro. Voando ou fazendo ninho em grandes altitudes, além de ser dotada de uma fantástica acuidade visual, ela pode observar o que passa no solo, percebendo mínimos detalhes do movimento de todos os outros animais. Desse modo, ela é também capaz de fazer um minucioso plano de voo, levando em conta a localização de seu objetivo, a direção que deve tomar; a velocidade e todos os outros detalhes importantes.

Conta-se eu um adivinho montou uma tenda em uma pracinha da determinada cidade e passou a ganhar muito dinheiro com a crendice das pessoas e com a vontade que todos crédulos têm em conhecer o futuro. Como fazem quase todos os adivinhos, usava frases vagas, sem muitos detalhes. Frases que quase todos os clientes pudessem encaixar em suas vidas. Por exemplo: “uma grande decepção com uma pessoa próxima”, “uma nova proposta de trabalho, “uma viagem a lugares maravilhosos”, “uma notícia inesperada”, uma morte de parente”, “dificuldades financeiras”, “mas que tudo isso seriam resolvidas” e assim por diante.

Como ele criava um clima bastante envolvente, e expectativas de certeza, usando, inclusive, uma bola de cristal, tecidos com desenhos místicos, incenso e velas coloridas, a clientela, a cada dia só aumentava. Havia filas à direita e à esquerda da tenda, sem contar a aglomeração à frente da tenda.

Num belo dia chegou alguém correndo e lhe avisou que as portas de sua casa haviam sido arrombadas e eu todos os seus bens tinham sido roubados. O adivinho, extremamente apavorado, fora de si, levantou-se e praguejando, largou seu trabalho e partiu correndo à sua casa para verificar o que havia acontecido. As pessoas que estavam esperando sua vez em serem atendidas, observando àquela situação começaram a comentar entre si: “Mas como é que ele diz possuir poderes para prever o futuro de cada um e de outras pessoas, não foi capaz de prever o que estava acontecendo na sua própria casa?!?

Pode-se imaginar que depois desse acontecimento, ninguém mais acreditou no falso adivinho, quase profeta! Esta é uma lenda, ou melhor, uma fábula de Esopo, pensador grego, na antiga Grécia alertando para as pessoas que nem conseguem administrar direito a sua própria vida e que se arvoram a desvendar o que nãos lhes diz respeito, e só querem levar vantagem com a desgraça do outro, não é mesmo?

Na vida, costumamos pensar que o dom de enxergar o futuro é exercido por pessoas desligadas das coisas do mundo, que entram em transe e têm visões de um mundo mágico ou sobrenatural. Claro que para quem acredita não chego a negar que isso exista, até porque a própria Bíblia nos fala que muitos profetas tinham esse dom.

Profetas bíblicos e não charlatões como, às vezes, encontramos por aí afora. Porém, devemos observar que a visão do futuro, a qual se está referindo nesta crônica é um que qualquer um de nós pode exercer, pois a inteligência e a intuição que isso requer, nós utilizamos em várias situações de nosso dia a dia, às vezes sem nem perceber.

Essas pessoas não se deixam aprisionar pelo apego ao passado, e nem mesmo pela preocupação com o futuro. Simplesmente vivem o seu tempo, plenamente.

Nos tempos modernos em que a tecnologia é muito avançada, muitas empresas e órgãos dos governos, quer municipal, estadual ou federal contratam consultorias especializadas em “traçar cenários”, isto é, antecipar os acontecimentos futuros – principalmente no campo da economia ou da política – para orientar decisões estratégicas. Esses cenários, geralmente apresentando várias alternativas, baseiam-se em análises cuidadosas do panorama atual e das possíveis tendências.

A qualidade desse trabalho de “antecipar o futuro” vai depender, portanto, do nível de conhecimento e compreensão dos fatos atuais. Já pensou nisso?

Esse trabalho, entretanto, frequentemente é prejudicado por visões parciais, incompletas, ou por outros interesses envolvidos na elaboração dos “cenários”.....

O Brasil e as empresas brasileiras têm sido vítimas disso, quando especuladores internacionais fazem análises influenciadas por seus interesses financeiros. Às vezes, um simples comentário dessa gente faz nossa moeda despencar em relação ao dólar, provocando granes prejuízos. Outro exemplo é o famoso índice chamado de “custo Brasil”, que tanto nos prejudica enquanto gera lucros enormes para esses especuladores. Ao mesmo tempo, vemos grandes grupos internacionais quebrarem de repente, por causa de fraudes contábeis. Isso não lembra aquela fábula de Esopo sobre o adivinho charlatão. Nosso caso é o da gasolina, óleo diesel e o etanol num país produtor desses produtos e, por isso são os maias caro que já se viu num país “grande e bobo” e todos nós pagando as contas desses vagabundos, não é mesmo. Pensem nisso?








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2026. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: (31) 98883-9232
CONTATO
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.