LIFA já tem data para inicio de Campeonato de Futebol Amador para "27 de fevereiro 2022"
A Liga Itabira de Futebol Amador (LIFA) realizou nesta quinta-feira, 12 de agosto de 2021, na sede da Interassociação mais uma reunião ordinária com a presença de maioria de seus dirigentes dos clubes de futebol amador.
.JPG)
A reunião teve como objetivo comunicar aos dirigentes os encontros realizados nos últimos dias, e os assuntos abordados com o prefeito e secretária de Esporte e Lazer e Juventude, Natalia Lacerda, em especial o retorno do campeonato amador. Além dos diretores da Lifa, estiveram presentes o diretor de Lazer e Mobilização da Juventude João Mário de Brito, o presidente da Câmara Municipal Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” e o vereador Juber Madeira, líder de governo.
.JPG)
Em um momento Ricardo Freitas anunciou a provável data de início do campeonato 2022 sendo para 27 de fevereiro. “Digo provável, pois falta ainda conversarmos com os dirigentes de clube para acertarmos os detalhes, mas precisamos ao menos de uma data para basearmos nossas ações”.
O campeonato, em primeira ideia, será como o Brasileirão, ou seja, de pontos corridos, evitando que alguns reclamem de não terem jogado entre si ou ter saído por poucos jogos, mas também será levado à apreciação dos dirigentes. Ricardo disse ainda que essa forma também foi apreciada pelo prefeito, que é um conhecido incentivador deste esporte. “Nada mudou no formato inicial deste campeonato no ano passado, ou seja, quero a independência financeira dos clubes, meu desejo é realizar a abertura com grandes eventos, acreditando que até lá tudo estará resolvido e estes eventos proporcionam condições dos clubes levantarem recursos que vão custear as despesas para participarem do Campeonato”.
.JPG)
Em um momento da reunião Silvio Andrade, secretário-geral da Lifa disse que a instituição está disposta em auxiliar e planejar como ajuda, para com os clubes na questão regularização de toda a documentação necessária para participarem do campeonato, “Somos integrantes da Federação Mineira de Futebol e utilizaremos recursos públicos. Não podemos aceitar times irregulares, em hipótese alguma. Os clubes terão cinco meses para regularizarem a situação”. João Mário de Brito, que representou a Secretária de Esportes, defendeu a ideia do prefeito da parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e a Lifa para realizarem a escolinha de futebol em cada clube filiado a liga. “Esta é uma maneira de fortalecer a base dos times, neste caso as crianças.” disse o diretor.
Apoio do Legislativo
O vereador Juber Madeira disse da sua alegria em participar da reunião: “A reunião com o prefeito foi muito proveitosa e a desta noite não deixou nada a desejar. Sinto-me feliz por participar deste processo. Acredito na atual gestão da Lifa e vejo a garra e vontade de realizar um campeonato espetacular, que, com certeza, vai retornar às manhãs alegres nos campos de futebol de nossa cidade. Meu gabinete, mais uma vez, está pronto para receber a Lifa”.
.JPG)
O presidente da Câmara Weverton “Vetão” disse que o futebol além de diversão, tem um papel social de transformar realidades, em especial das crianças. “Termos um campeonato organizado, estruturado, ajudará também a realizarmos um trabalho com a garotada, tirando muitos da rua. Estou muito feliz por estar ao lado de pessoas interessadas na volta desta competição, estou feliz por estar aqui. Em nome dos 17 vereadores que compõem a Câmara Municipal, reafirmo o compromisso com a Lifa e a realização do campeonato e de outros projetos que visem o bem comum da sociedade Itabirana, em especial a nosso esporte”, finalizou Vetão.
Os dirigentes a partir de segunda-feira (16) compareceram à sede da entidade no Mercado Municipal, para confirmar participação na Copinha ou mesmo para iniciar os processos de regularizações de documentos.