Nesta tarde de quarta-feira, 17 de junho de 2020, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG), realizou nova visita de inspeção dos auditores fiscais do trabalho, onde decidiram pela liberação da operação as minas da Vale em Itabira.

Os auditores-fiscais verificaram que a Vale cumpriu com as exigências de prevenção contra o coronavírus nas minas, por isso concedeu o termo de desinterdição das minas Cauê, Conceição e Periquito. A Vale manteve-se sobe a interdição cerca de doze dias. Na ocasião os auditores verificaram e intenderam que as minas apresentavam riscos aos colaboradores e por isso interditou a mineradora, até que as medidas de prevenção fossem adotadas.

O termo da interdição foi emitido no dia 27 de maio, mas a mineradora na ocasião conseguiu uma liminar judicial e manteve as operações até o dia 5 de junho data novamente de interdição imposta pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG) com isso a mineradora teve que suspender as atividades. Mas a partir de hoje com a liberação as operações retornaram normalmente em Itabira.