Objetivo é garantir a segurança dos pacientes e colaboradores e prevenir o contágio da doença

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas, não tem poupado esforços para prevenir e minimizar a disseminação do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Além de contar com equipes altamente capacitadas para atender aos pacientes de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, a FSFX vem adotando diversas medidas para garantir a segurança dos seus colaboradores e pacientes.
Dentre as ações que têm sido implantadas no Hospital Municipal Carlos Chagas, vale destacar a suspensão dos procedimentos eletivos e ambulatoriais e a suspensão de visitas, mantendo apenas os acompanhantes conforme previsto por lei, objetivando a redução do fluxo de pessoas na unidade hospitalar. Outra importante estratégia foi a mudança de fluxo no Centro Obstétrico, com direcionamento de gestantes sintomáticas para uma área específica de casos suspeitos, com a finalidade de otimizar a entrada da paciente e seu rápido atendimento bem como minimizar a possibilidade de disseminação.
A unidade segue as condutas de manejo clínico adequadas, e para tanto realizou treinamentos específicos dos protocolos adotados. As equipes se reúnem duas vezes ao dia para alinhamento junto à superintendência. A infectologista do HMCC, Andréa Maria de Assis Cabral, participa também ativamente do Comitê Regional de enfrentamento ao COVID-19.
Outra medida importante adotada pela unidade foi o reforço nos estoques de insumos e de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) específicos para casos de COVID-19, com o objetivo de garantir a segurança aos profissionais e pacientes. “Não temos poupado esforços para manter a excelência e a segurança na prestação de serviços. Nossas equipes estão empenhadas e treinadas para atenderem de forma eficaz os pacientes que precisarem das nossas unidades. Estamos investindo nos insumos e EPI’s adequados, garantindo tranquilidade. É importante que todos estejam seguros nesse momento delicado que estamos vivendo”, reforça o diretor-presidente da FSFX, Dr. Salomão Maciel Dias Ferreira.
A Fundação São Francisco Xavier segue avaliando as alternativas que possam contribuir com a prevenção do COVID-19, e entre as estratégias analisadas junto à Secretaria Municipal de Saúde de Itabira está a possibilidade de ampliação de leitos e criação de um banco de profissionais para caso haja a necessidade de expansão das equipes.
A Usisaúde também adotou estratégias diferenciadas para tratamento de beneficiários:
- Canais alternativos para esclarecimento de dúvidas dos beneficiários da Usisaúde sobre o COVID-19;
- Tele monitoramento para pacientes da Usisaúde sintomáticos,
- Visitas domiciliares para pacientes da Usisaúde, que são idosos ou quando indicado pelo médico;
- Fluxo especial para atendimento de urgência ou emergência em rede própria ou rede credenciada.
Entenda funcionamento das demais unidades da FSFX em Itabira
A unidade Usifamília continua com funcionamento normal, com prioridades para casos agudos e sintomáticos da COVID-19.
A loja da Usisaúde continua funcionando normalmente. Reforçamos que os serviço de venda de planos de saúde pode ser solicitado pelo 0800 283 0040.