Idosos até quando conseguiremos mantê-los confinados sem ir as caminhadas e supermercados por causa do coronavÃrus
.JPG)
Idoso é o principal grupo de risco em relação ao novo coronavírus, todos já estamos carecas de saber com tanto que anunciou até agora, mas mesmo assim com toda recomendação para que os idosos fiquem em casa, muitos deles acima dos 60 anos, insistem em permanecer fazendo tudo como antes caminhando pelas ruas de Itabira, assentados nos pontos de táxi e de ônibus, indo para bater aquele papo com funcionários dentro dos supermercados, sacolões e até Praças públicas.
.jpg)
Eles muitas das vezes permaneceram em um processo de negação, em ignorar o risco de tal pandemia, mesmo que a todo o momento sejam cobrados a ficarem em casa como têm acontecido pelas mídias, muitos deles recusam ficar em suas casas devido a aceitar a vulnerabilidade do corpo, que desabafam “um dia vou morrer mesmo”, muitos deles tem medo da morte e por isso acreditam que se eles ficarem presos dentro de suas casas ai sim irá morrer.
.jpg)
Em conversa com um idoso de 69 anos, morador do centro de Itabira esse me nos afirmou, ter medo da morte, e por isso que se distraem em viver a vida sem pensar nestas questões de doenças, e por isso vai ao supermercado para comprar e conversar, ver gente andando de um lado para o outro nas Ruas, isso faz que controle o medo da morte. Disse ainda que nos momentos em que está sozinho, tem que ficar olhando para dentro de seus sentimentos e lidar com as dores e as angústias de se sentir só, explicou.
.JPG)
Imagine ficar em casa o tempo todo na frente da televisão que todos os canais e programas apenas transmitem notícias ruins de doenças, guerra e mortes, ficar em casa pra que? Morrer aos poucos de angústia, se é para morrer que morra feliz andando e se distraindo com as pessoas que nos dão prazer em pelo menos vê-las disparou o aposentado.
.JPG)
A orientação medica é que as famílias se preocupem com esta situação, pois já que eles precisam ficar em casa, que lhes tratem como pessoas normais e capazes, para que eles se sintam úteis e vivos, uma ótima forma é com as ocupações da casa ao qual ele consiga dar conta de fazer, o mesmo precisa se sentir parte da casa e vivo. Imagina um idoso só ficando trancado em um apartamento ou casa pequena onde não faça nada é findado a caixão e vela, então o melhor para tirá-los das ruas é ocupando seu tempo com tarefas domésticas simples que ele se sinta útil.
.JPG)
Silvio Andrade - Asnoticiasonline.com.br