Os moradores da cidade de Rio Piracicaba, desde a última segunda-feira, 4 de novembro de 2019, já estão recebendo visitas de representantes da Mineradora Vale que estão fazendo levantamento de informações sociais das pessoas que estão nas Zonas de Auto-Salvamento (ZAS) das barragens Diogo, Porteirinha e Monjola, da Mina Água Limpa. A previsão é de que no fim deste mês essas pessoas passem pelo treinamento de evacuação destas áreas.

O objetivo do trabalho é dar continuidade para o Plano de Ação de Emergências de Barragens de Mineração (PAEBM) das barragens na cidade. A Mineradora busca apoiar as Defesas Civis para elaboração dos seus respectivos Planos de Contingência. Serão coletadas informações como número de moradores, idade, necessidades especiais, além do registro de animais domésticos.
O simulado, que está previsto para o dia 30 de novembro, tem caráter preventivo. A intenção é orientar a população para agir em caso de emergência de barragem. O simulado faz parte do PAEBM. É importante destacar que as três estruturas estão estáveis e tiveram as Declarações de Condição de Estabilidade (DCEs) renovadas em setembro deste ano.