Alteamento da barragem do Itabiruçu apresenta alterações e Vale paralisa obra em Itabira
ITABIRA(MG)- Depois de especulações que a barragem do Itabiruçu estava se rompendo no início da noite deste sábado, 27 de julho de 2019, onde todos os trabalhadores que estavam na obra de alteamento da barragem foram dispensados a irem para suas casas, devido uma inspeção que seria feita pela empresa no local, depois de encontrar trincas na área de terraplenagem que esta sendo feita.

O alarde levou a varias pessoas a insegurança quanto o estado de alerta no local, não houve acionamento de sirenes, mas mesmo assim que mora nas proximidades ou área onde caso aconteça um rompimento da barragem.
As obras de alteamento da barragem Itabiruçu, foram paralisadas pela Vale, de acordo com a mineradora, houve identificação de alteração decorrente de assentamentos do terreno onde acontece a obra. Por isso, o projetista do empreendimento, em medida de segurança preventiva, recomendou a paralisação.

Nota Vale sobre o assunto
Já nesta manhã de domingo, 28 de julho de 2019, a Vale informou que as alterações são normais podendo acontecer durante esse tipo de obra, não lavando preocupação em rompimento. A mineradora informou que a barragem do Itabiruçu é construída pelo método a jusante, que é conhecida como o método de construção mais seguro. Já as barragens de Mariana e Brumadinho, onde aconteceu rompimento o método de construção de alteamento era montante, que permite que o dique inicial seja ampliado para cima.

Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais, o órgão foi notificado por volta das 22h de sábado. Ele disse ainda que não houve alteração no nível de segurança da barragem e que a Defesa Civil não terá ações diretas no local.
A Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) foi renovada em 30 de março, segundo a mineradora e a Defesa Civil.
Asnoticiasonline.com.br