Depois que JuÃza mandou a Vale parar de lançar rejeito no Pontal entradas foram bloqueadas no Nova Vista
ITABIRA(MG)- Com a decisão emitida a Vale na última sexta-feira, 15 de março de 2019, pela Juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabira, Karen Castro Montes, que paralisa a emissão de rejeitos nos diques Minervino e Cordão Nova Vista, a mineradora já iniciou várias atividades na entrada da Lagoa do Pontal acesso pela Rua Ouro Fino no bairro Nova Vista, esse acesso foi interrompido com matacões de minério, vigilantes estão nas estradas impedindo a permanência e o acesso de populares no local.
.jpg)
As obras que estavam em andamentos, tão logo a mineradora recebeu a notificação, foram paralisadas, mesmo que as informações que os diques Minervino e Cordão Nova Vista, não tem impacto significativo nas operações da Mina Cauê, pois a Vale passou a direcionar a descarga da usina de Cauê, para outras estruturas que não interferem nos referidos diques.
.jpg)
A Vale informa que atendeu imediatamente a determinação de paralisação de atividades e adotará as demais medidas necessárias ao atendimento da liminar. O não cumprimento da liminar acarretara em multas no valor R$ 1.000.000.00 de reais ao dia.
.jpg)
Placas de identificação de acesso restrito e perigo de morte foram colocadas nas entradas para a Lagoa do Pontal. As comunidades dos bairros próximos serão informadas sobre estas ações de bloqueio à área.
.jpg)
Asnoticiasonline.com.br