Entre os dias 10 e 14 de dezembro, o Sindicato Rural de Itabira e o Senar-MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizaram no parque de exposições Virgílio José Gazire o curso Operador de Guindauto ou caminhão Munck (forma que se popularizou). Foram 18 alunos passando pelo treinamento e aperfeiçoamento nessa área. São 24 horas-aula de duração, e sob a responsabilidade do instrutor do Senar-MG Weder Martins da Rocha, que orientou duas turmas.
Foram abordadas durante o curso, as principais normas regulamentadores do Ministério do Trabalho e Emprego. A forma correta de operação de equipamentos usados na elevação de cargas pesadas, através de guindastes articulados, observando as normatizações regulamentadoras referentes a máquinas e equipamentos, o uso dos EPIs (proteção individual), principalmente as atividades ligadas ao segmento rural, com destaque para a manutenção do caminhão e seus dispositivos.
Os alunos tiveram orientações sobre as formas de manuseio das peças e cercamento da área, a ponto de evitar falhas e que o equipamento receba peso acima de sua capacidade. “Principalmente ficamos atentos aos gráficos de dimensionamento de cargas e espaços evitando acidentes que muitas das vezes acontece por falta de experiência e ou de conhecimento do operador,” explicou o instrutor do Senar-MG.
“O nome correto de acordo com as normas é guindalto ou guindaste articulado” explicou Weder Rocha, instrutor do curso. Essa qualificação é exigida por empresas para se evitar acidentes ao se operar máquinas, sem expor o operador ao risco e evitando desgaste nos equipamentos.