INFORMATIVO: Sindicato Metabase Itabira Proposta da Vale é uma afronta ao trabalhador diz André Viana
É hora de manifestar nossa indignação e sair à luta!

Para os investidores e acionistas a VALE não deixa de se gabar dizendo que está bem e que nunca produziu tanto. E os números da empresa indicam que ela tem lucrado bilhões, batido recordes de produção e diminuído sua dívida.
Mas mesmo com resultados tão positivos a empresa se nega a passar aquilo que é direito do trabalhador que garantiu toda a lucratividade da empresa, oferecendo apenas 4,2% de reajuste e insistindo na retirada de direitos, mantendo sua política de desprezo pela classe trabalhadora. Nas propagandas da VALE ela afirma que defende a natureza, mas se esquece de que o trabalhador também faz parte da natureza.
Nossos sindicatos se recusam a negociar retirada de qualquer direito dos trabalhadores, e exigimos respeito aos direitos humanos e sociais de cada um de nós. Reafirmamos o chamado para que os demais sindicatos sigam nosso exemplo e se reúnam em uma mesa unificada de negociação. Só com união e luta conseguiremos barrar as imposições da empresa, que nos ataca mesmo quando tudo pra ela vai bem.
Fazemos um chamado aos trabalhadores para que demonstre sua revolta com a proposta apresentada pela empresa e exija de seus gestores uma proposta que contemple os trabalhadores em suas reivindicações.
Confira os principais pontos da contra-proposta apresentada pela empresa que afronta nossos direitos:
Reajuste Salarial: 4,2% (índice pouco acima da inflação do período, apenas).
Cartão alimentação: 0% e um 13º crédito no cartão
Periculosidade: Manutenção do adicional para os que já recebem. Estabelecimento de tempo mínimo de 30 minutos para recebimento do adicional para os contratados a partir da assinatura deste acordo.
Adicional Noturno: Manutenção do pagamento dos 65% para empregados com jornada de 8h e maquinistas em escala. Pagamento de 45% para os trabalhadores de 6h.
Obs. Aos trabalhadores de turno de 6h ajuste de 3,5% no salário, em compensação ao corte do adicional noturno.
Horas In-tinere: Corte das horas in-tinere a partir de janeiro de 2019. Inclusão de um prêmio de assiduidade, pago semestralmente.
Obs. Desconto de 1% no prêmio de assiduidade por cada falta justificada e de 5% por cada falta injustificada.
ASSESSORIA DO METABASE