JuÃza eleitoral repassa orientações do site do TSE a respeito da segurança da urna eletrônica
Devido ao inicio do pleito eleitoral por todo pais, com o objetivo de informar aos eleitores que iram as urnas a juíza Cibele Mourão Barroso de Figueiredo Oliveira da 132ª zona eleitoral, encaminhou aos órgãos de comunicação um oficio sugestivo a quatro links informativos de orientações de como votar aos eleitores em geral.
Nas orientações estão o uso do e-título, sistema que substitui o título de eleitor e poderá ser utilizado por aqueles que fizeram o cadastramento. A juíza falou também do simulador de votação, um link que disponibiliza uma urna eleitoral eletrônica com candidatos fictícios, para auxiliar as pessoas que ainda encontram dificuldades em votar. A “colinha”, também foi uma das informações divulgadas pela juíza, segundo ela, um link na página do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER-MG) disponibiliza o material para os eleitores não se esquecerem dos candidatos na hora do voto e por fim, ela orientou a respeito da segurança da urna eletrônica, como uma maneira de tranquilizar os eleitores sobre o sistema utilizado no país.
Confira na integra as informações encaminhadas por ela:
1) o e-Título é novidade na Justiça Eleitoral e poderá ser utilizado nas Eleições Gerais de 2018. Porém, além dele, há necessidade de que o eleitor também leve para a seção eleitoral documento oficial de identificação com foto. O e-Título substitui o título de eleitor. Para quem já fez o cadastramento biométrico, o e-Título também substitui o documento de identificação, pois aparecerá foto. No entanto, visando a segurança do eleitor e a fim de evitar contratempos na sua habilitação perante a mesa receptora de votos, este juízo eleitoral sugere a todos os eleitores que queiram utilizar o e-Título, que também portem um documento oficial de identificação com foto, ainda que já tenha feito o cadastramento biométrico. O e-Título pode ser obtido na loja de aplicativos do smartphone.
2) O TSE divulgou em sua página da internet, o simulador de votação. Há a imagem da urna eletrônica e uma relação de candidatos fictícios, para que os eleitores pratiquem seu voto. Essa ferramenta é interessante para quem tem dúvida de como votar, pois poderá aprender, treinar e não ter nenhum tipo de dificuldade quando estiver diante da urna eletrônica. O site é: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018 /simulador-de-votação-na-urna-eletrônica.
3) Já está disponibilizada, na página do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TREMG), a “colinha”, para que os eleitores anotem o número de seus candidatos e levem para a seção eleitoral no dia da eleição. Ela é importante para que o eleitor não se esqueça do número no momento de votar, ainda mais no 1º turno, em que terão seis cargos em disputa: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente. A “colinha” pode ser obtida no site: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-mg-colinha-eleitoral-2018 . A “colinha” também será disponibilizada pelo Cartório Eleitoral nos próximos dias em locais de grande circulação de pessoas.
4) Há material no site do TSE a respeito da segurança da urna eletrônica. A divulgação desse assunto seria de utilidade pública, para esclarecer e tranquilizar a população, já que, atualmente, há uma desconfiança no processo eletrônico de votação. O link é: http://www.tse.jus.br/imprensa/campanhas-publicitarias .