Projeto Ecofolia da Mata do Limoeiro é publicado na Revista de Boas Práticas na Gestão de Unidades de Conservação do Brasil
Foi lançada no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, realizado em Florianópolis/SC, a Revista Boas Práticas em Unidades de Conservação. A revista é publicada a cada três anos e destaca as melhores iniciativas das áreas protegidas realizados em todo território nacional.
A revista está em sua terceira edição e é publicada pelo Instituto Chico Mendes de Proteção à Biodiversidade e Ministério do Meio Ambiente com apoio técnico do Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ.
O Projeto Ecofolia acontece no período do carnaval, em Ipoema, com participação de 30 estudantes universitários que desenvolvem ações voltadas a sustentabilidade e pesquisa na região do Parque Estadual Mata do Limoeiro. As atividades desenvolvidas são abertas ao público.
O Projeto Ecofolia foi vencedor do Prêmio Hugo Werneck em 2016 na categoria “Melhor inciativa em Educação Ambiental do Brasil” e apresentado em Brasília em 2017 no primeiro Fórum Internacional de Gestão de Unidades de Conservação.
Várias unidades de Conservação de todo território nacional entram constantemente em contato com a gestão do Parque Estadual Mata do Limoeiro para replicação do projeto entendo sua metodologia e atuação.
Os apoiadores do Ecofolia são: Funcesi, Unifei, Vale S.A., Prefeitura de Itabira, Negrito Comunicação, Comitê de Bacias Hidrográficas e Ministério Público.
