Milhares de fiéis acompanharam, durante todo o dia, a missa de exéquias de padre Paulo Neves, 59, que morreu por volta das 05h desta segunda-feira (21), em João Monlevade. Ele estava internado no CTI do Hospital Margarida, em João Monlevade, há vários dias, em estado grave devido a uma isquemia no intestino delgado, com necrose de alça intestinal.
Padre Paulo Neves foi vigário na paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Carneirinhos. Ele era natural de Vila Pereira - em Nanuque (MG) e foi ordenado padre em 27 de novembro de 1993.
Na primeira missa de corpo presente, celebrada em ocasião da morte do padre Paulo Neves, o amigo e também padre, Marco José de Almeida, destacou que a amizade e o acolhimento ao irmão são exemplos deixados pelo vigário e que devem ser seguidos. A celebração foi às 15h desta segunda-feira (21), na igreja Sagrado Coração de Jesus, em Carneirinhos, onde o corpo de padre Paulo foi velado.
“Que a morte seja a esperança de ressurreição e que a volta do nosso amigo para a Casa do Pai encoraje a nossa paróquia para que repensemos nossas ações de fraternidade em prol dos nossos irmãos. Gostaria que essas palavras ecoassem no coração de cada um para estarmos mais perto de quem precisa”, pontuou padre Marco José.
Padre Marco José enfatizou também que apesar de estar com a saúde debilitada, padre Paulo fazia questão de participar das missas para não deixar a comunidade sem o sacramento da eucaristia. “Mesmo sem voz, ele comparecia às celebrações e eu, por muitas vezes, disse a ele que apenas a sua presença era suficiente”, comentou o amigo.
Além de padre Marco José, participaram da celebração padres da comunidade de São Luís Maria Montfort (bairro Loanda) e Carneirinhos, além de religiosos das cidades de Itabira, Santa Maria de Itabira, Ipatinga, Rio Piracicaba, Jaguaraçu e São José do Goiabal.
Mais duas missas foram celebradas. Uma às 19h, pelo bispo da Diocese Itabira-Coronel Fabriciano, dom Marco Aurélio Gubiotti e outra às 22h.
O cortejo fúnebre segue para a cidade de São José do Goiabal às 9h, desta terça-feira (22), onde haverá outra missa na igreja matriz local e as últimas despedidas ao religioso antes do sepultamento.
Bispo e presidente da Câmara lamentam a morte de padre Paulo Neves
O bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, emitiu nota de pesar pela morte do padre Paulo Neves. "Elevemos nossas preces a Deus para que Ele conforte o coração de seus familiares, amigos e de todo o clero. Que o Senhor em sua infinita bondade e misericórdia o acolha em seus braços e lhe dê a recompensa pelo ministério que ele viveu em favor do seu povo", traz o texto.
O presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, vereador Djalma Augusto Gomes Bastos, em nome dos demais parlamentares e servidores da Casa, também externou os votos de pesar à família e amigos do padre Paulo Neves. "Padre Paulo, homem de fé e coração grandioso, deixará seu legado na comunidade católica do município onde desenvolveu um grande trabalho. Que as boas lembranças deixadas por padre Paulo superem este momento de tamanha dor e tristeza", diz a nota de pesar.
BELL SIVA