O Parque Estadual Mata do Limoeiro, vinculado ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), realizou pela quinta vez o Projeto Ecofolia, no período do carnaval. O projeto tem como proposta possibilitar o desenvolvimento de ações ambientais, de pesquisas, intercambio entre universitários, realização de palestras e atividades diversas de entretenimento. A cada ano o evento supera o número de participantes e de instituições de ensino. Nessa edição participaram estudantes oriundos da UNIFEI, Funcesi, UFMG, Faculdade Pitágoras, UEMG, Cefet (RJ), Unileste, UFV, IFMG, UNA e UFOP.
Para Alex Amaral (gerente do Parque) “o projeto é muito empolgante e a cada ano cresce mais. Toda equipe do Parque se envolve e ao final de cada edição fica sempre o desejo de já iniciar a próxima edição. O Ecofolia finaliza uma etapa no carnaval, mas agora temos a etapa de tabulação e interpretação dos dados coletados”.
As principais atividades desenvolvidas este ano foram: pesquisas nas comunidades do entorno com o tema” Saneamento” e pesquisas no distrito de Ipoema e na Comunidade Serra dos Alves com o tema: “Turismo”. Tivemos também palestras (sobre Tecnologias sustentáveis de tratamento de esgotos e Ipoema e seu potencial Turístico), Relato de experiência em defesa da Mata do Limoeiro na década de 80, plantio de mudas, caminhada noturna, trilha dos sentidos, além das atividades interativas: Passa ou repassa, apresentação de parodias e bingo ambiental. O Ecofolia se amplia a cada ano, possibilitando maior participação dos estudantes que vem uma vez e sempre querem voltar e assim a concorrência pelas vagas só aumenta.
Stace Carneiro, estudante de Direito destacou a importância do Projeto “participar do projeto foi espetacular! É a segunda vez que participo e todas às vezes saio daqui realizada. Esse ano foi mais especial porque optei em passar o meu aniversário no Ecofolia. Sem dúvidas esse projeto deveria acontecer em outras áreas protegidas para mais estudantes terem a oportunidade de vivenciarem o sentimento que vivemos. E já quero voltar”.