
Pensando em envolver toda a comunidade, a Prefeitura de Itabira criou a decoração natalina “Laços de arte, cultura e fé”, inaugurada na semana passada, por meio de parcerias e com mão de obra voluntária.
Permeando pelos crochê, tricô e costura, a praça Acrísio Alvarenga, na região central da cidade, foi enfeitada com bordados, bolas e cordões produzidos por aproximadamente “400 mãos” – membros das diversas associações de bairro, entidades, grupos de apoio, presidiários, Universidade Federal de Itajubá (Unifei), empresas, Centro de Referência de Assistência (Cras) e servidores municipais. “Nosso natal foi feito por todas as mãos. Somos várias pessoas e cada um de nós fez alguma coisa”, explicou Priscila Braga Martins da Costa, secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
Ainda segundo ela, “ao contrário do que muitos podem pensar” o principal objetivo da Prefeitura era contar com a participação de muitos voluntários para refletir os significados desta época. “Nós tivemos a grande ideia de envolver várias pessoas porque é um momento de confraternização. O Natal é união, harmonia e beleza, e é muito importante sabermos que as pessoas são prendadas e estão disponíveis. Se falar que fizemos isso porque não temos dinheiro, pode ser um outro motivo também, mas o grande objetivo é a união e a harmonia nesse momento tão importante”, destacou Priscila.
A decoração foi idealizada apenas para um ponto da cidade. No entanto, de acordo com a secretária, será ampliada nos próximos anos. “Este ano priorizamos a praça Acrísio (Alvarenga), mas, o importante, é que nós somos não menos que 400 mãos e, com certeza, vamos crescer nos outros natais”.
Foto: Hed Ferreira (@ferreira_1985)