Evento realizado no Parque do Intelecto contou com a participação de representantes de várias cidades

Estruturas precárias, falta de segurança, baixos salários e outros problemas enfrentados pelos Conselhos Tutelares de várias cidades da região foram discutidos durante um seminário em Itabira nesta quarta-feira, 13 de dezembro. O evento foi promovido por meio de uma parceria entre a Câmara Municipal de Itabira (Escola do Legislativo) e o Conselho Tutelar.

Além do presidente da Câmara, Neidson Dias Freitas (PP), participaram dos debates o vereador Weverton Vetão (PSB) e o deputado estadual Tito Torres (PSDB).

As atividades foram comandadas pela palestrante Elizabeth Franca, militante com mais de 20 anos de experiência na área. Segundo ela, o conselheiro tutelar é a linha de frente na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Elizabeth citou entre outras carências a falta de estrutura, de segurança e de valorização dos profissionais – segundo ela, tem conselheiro no estado que ganha menos que um salário mínimo.

Para o deputado Tito Torres as prefeituras acabam arcando com muitas responsabilidades – várias delas do Estado ou da União. “Viemos aqui ouvir e debater com os conselheiros meios de cobrarmos em Brasília e no Governo do Estado mais atenção à criança e ao adolescente. Realmente o Conselho Tutelar vive com muito pouco recurso e atenção. Vamos buscar nas esferas estadual e federal soluções para estes profissionais”, declarou o deputado.

De acordo com Neidson Freitas, a Câmara tem o papel de buscar junto à comunidade formas de melhorar os serviços prestados à população. “A rede de atendimento tem de funcionar e, para isso, é preciso que os profissionais se capacitem e conheçam o serviço por completo. As pessoas que passaram por essa capacitação certamente serão multiplicadoras do conhecimento em seus locais de trabalho”, afirmou.

Em relação a Rede de Atendimento à Criança, que reúne poder público e diversas instituições, a palestrante ressaltou a importância da integração. “É preciso reunir os vários profissionais da Rede de Atendimento para discutir a situação de cada caso atendido. Normalmente há muita falta de conhecimento. É cada um no seu espaço sem conhecer o espaço do outro, o que dificulta o encaminhamento da criança para o lugar certo”, ressaltou.

De acordo com Maria Alice, conselheira tutelar em Itabira, a capacitação vai ajudar os profissionais a prestarem um serviço com mais qualidade. “Essa capacitação nos ajudará a nortear o nosso trabalho com mais eficiência. Quando se trata de criança e adolescente, é uma causa que a gente abraça com muita força de vontade”, declarou.