Mais de mil trabalhadores compareceram à primeira assembleia realizada pelo Sindicato Metabase de Itabira e Região na manhã desta quinta-feira (23) para apreciação e votação da contraproposta apresentada pela Vale para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2017/18). A empresa quer conceder uma recomposição salarial de 2,5%, que representa 0,67% de ganho real mais a recomposição salarial baseada no acumulado da inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que fechou em 1,83%.

A empresa foi duramente criticada durante o primeiro encontro com os trabalhadores. Segundo o presidente do Metabase, Paulo Soares de Souza a Vale ameaçou os seus trabalhadores à aprovarem a sua contraproposta.

“Este é o acordo da ameaça, por isso o trabalhador não gosta desta empresa, não tem como sentir amor por esta empresa. Ameaçaram acabar com uma série de direitos e é por isso que precisamos dizer não para a Vale. Todos os outros sindicatos já aprovaram a proposta, mas nós precisamos dizer não”, recomendou o sindicalista.

A tarde, a partir das 18h acontece a segunda assembleia para apreciação e votação da mesma proposta.
