Os cuidados ao usar aparelho celular em eventos e grandes aglomerações de pessoas em festas
Os celulares se apresentam como acessórios praticamente indispensáveis na rotina diária. Cheios de funções e recursos, os smartphones já funcionam como objetos de utilidade profissional, com ele você acessa e-mails, faz às tarefas, agenda e assuntos pessoais, você também utiliza dos aplicativos, mensagens, jogos etc. Como resultado, os aparelhos apresentam maior valor agregado e chamam a atenção, inclusive, de criminosos.

Nos últimos dias na cidade de Itabira a Policia Militar registrou inúmeros boletins ocorrências de furtos e roubos de aparelhos celulares. Criminosos se aproveitam de eventos cheios para levar o aparelho daqueles quem estão ali para se divertir. Mas quem é responsável pela falta de segurança, governo ou organizadores?
Dentro das festas, a proteção deve ser feita por uma empresa contratada pelos organizadores. Mas a falta de interesse dos empresários em investir na segurança dos clientes é visível. Jamais diremos que não se faça festas na cidade, porém, é necessário que haja uma preocupação maior em relação a isso, ou vamos continuar a ter problemas como esse ocorrido no ultimo final de semana, onde a PM registrou mais de 24 ocorrências de furtos de celulares. O lucro desses eventos é muito alto, o que permite um investimento maior pelos responsáveis nesse setor.
Deixa uma impressão que ir a festivais, shows e festas privadas em Itabira podem ser sinônimos de prejuízo. Os ingressos, que, em diversas situações, são caros, mas não limitam a entrada de pessoas mal-intencionadas. Os registros de roubos e furtos são constantes em dias de maior aglomeração de pessoas. O principal alvo desses criminosos são os celulares, um objeto pequeno e de alto valor. Basta uma distração, e a bolsa já está aberta ou o aparelho não está mais no bolso, pronto foi levado mais um celular.
De acordo com a Polícia Militar, as pessoas que participam dessas ações possivelmente fazem parte de quadrilhas altamente especializadas, em eventos e shows. Têm aqueles que furtam e os que guardam e numa ação rápida os envolvidos quando abordados pela PM já não se encontram com o objeto furtado.
Distração
As vítimas são aquelas que estão desatentas e muitas vezes com o teor alcoólico mais alto, com isso os bandidos não perdoam, pois é um crime fácil, de pena amena. Ou seja, para eles compensa, pois o lucro é muito grande. E as vítimas estão sempre com o objeto na mão, pois é normal querer registrar o evento e postar nas redes sociais. E é justamente nesse momento que eles observam e preparam para praticar o delito.
Cuidados que podem ajudar de acordo com a Policia Militar:
- Nunca vá sozinho ao local no qual o aplicativo de rastreio indica onde está o celular. Informe à Polícia.
- Em caso de roubo ou furto, registre ocorrência na delegacia.
- Evite mostrar o celular em lugares públicos.
- Não guarde o telefone no bolso traseiro da calça.
- Na rua, não ande e digite ao mesmo tempo.
- Atenção na hora de fechar a bolsa.
Asnoticiasonline.com.br