Aconteceu no dia 7 de outubro de 2017 de 7h as 17h no Clube dos Oficiais da Policia Militar de Minas Gerais o ENCONSEPs (Encontro de Conselhos Comunitários de Segurança Publica de Minas Gerais)

A abertura contou com a presença das autoridades Coronel PM Giovani Gomes, Diego Goncalves responsável pela Sub secretaria de Segurança Publica, Delegado Dr Rodrigo Cintra; responsável pela Agencia Estadual de Inteligência e Combate ao Narcotráfico, Vereador Celso, representando o Legislativo, Deputado Coronel PM Edvaldo Piccinini, Dra Sandra Bossio, coordenadora dos Conseps de Minas Gerais e integrante do Centro Nacional de Mobilização da Segurança Publica.

O salão de eventos esteve lotado com a participação de representantes de mais de cinquenta cidades incluindo Itueta, João Monlevade, Governador Valadares, Ipaba, Uberaba, Belo Horizonte, Grão Mogol, Santa Luzia, Três Marias, Corinto, Patrocínio, Juiz de Fora, Ribeirão das Neves, Paracatu, Resplendor, Nepomuceno, Coronel Fabriciano, Itapecerica, Contagem, Conselheiro Pena, Vargem das Flores, Munhoz, Petrolândia, Caputi, Santos Drummond etc. Itabira esteve representada pelo presidente Edson Taveira e o diretor financeiro Fernando Rocha.

A Delegada geral Dra Vania Godoi, professora da Acadepol abriu as palestras falando sobre Policia Comunitária, onde a mesma reconheceu ter orgulho e referencia de Segurança Publica, na PMMG, e é uma honra que a PMMG vem trabalhando com o modelo de Policia Comunitária a uns 15 anos, onde incentivaram a criação dos CONSEPs que são de altíssima importância para prestar conta e discutir a segurança publica. Com a evolução destes conselhos as comunidades se interagiram de politicas relacionadas ao tema. Os integrantes dos conselhos são atores de defesa social pois possuem sinergia para a sociedade alcançar os resultados que todos nos esperamos com a pacificação social, aprimoramento ostensivo e preventivo, riquezas de sugestões por absorverem conhecimentos para fazerem parcerias com associações, comércios, comunidades, clubes, empresas, legislativo, executivo e o judiciário. Nos centros de referencia das academias de policias, hoje não se tolera mais desvio de condutas de seus profissionais, por isto temos a satisfação de aprender com vocês, lideres comunitários que detém a honra, dignidade, educação, informação e inteligência. A população tem que entender que o pé não tem que ser posto nas barreiras policiais e sim na consciência de cada cidadão para que o estado de direito continue quebrando paradigmas. Se formos esperar recursos para resolvermos os nossos problemas, ai perdemos pois não terá solução. A mesma finalizou elogiando a organização e citou um exemplo de uma cidade mineira de trinta mil habitantes que com o Consep e a mobilização dos moradores construíram um dos melhores quarteis para a Aeronáutica, melhorou o presidio e a delegacia sem nenhum valor financeiro do estado.

A segunda palestra foi com o Cap PM Robson Ronnie e o Major Assunção, que são os coordenadores do curso da escola de formação de oficiais da PMMG. Os mesmos disseram que o vinculo da PMMG com o Consep no apoio a estruturação é fundamental para a Segurança Publica e a comunidade, para congregar lideranças ativas, parcerias, independência, regulamentos, mobilização social, publicidade, comunicação, mudança de comportamento etc. Vários projetos simples e de valor imensurável podem ser implantados tipo: Vizinhos Protegidos, Vizinhos rurais Protegidos, Comércios Protegidos, Bancários Protegidos, Projeto de desarmamento (simulacro) Infantil, Produtores Rurais Protegidos, Olho Vivo, implantação de GPS nas viaturas etc. Enfim com a RPP (Rede de Proteção Preventiva) atuante iremos reduzir o crime, o medo, ciclo vicioso, desordem etc e iremos aumentar a vigilância natural, auto proteção, sub rede de proteção, vigilância mutua, informação qualificada, mudança de comportamento, uso da tecnologia da informação, fidelidade etc. Todos passam a atuar no ambiente virtual com iniciativas, suspeitas, modus operandis etc, mas também trabalharam no ambiente real onde teram placas, vigilância, sinais, reuniões, auto proteção etc. Enfim para as forcas de segurança publica e a comunidade os Conseps vieram para ficar e fazerem a diferença.

Após o almoço coletivo patrocinado pelo COPM houve uma apresentação do Programa Juventude / Policia, onde crianças e adolescentes oriundos de áreas de vulnerabilidade social apresentaram musicas e danças. Em seguida foi o Momento Fala Consep, com encaminhamentos de demandas e ou boas praticas. Onde segundo o Edson Taveira ele passou dicas e informações de reuniões e projetos em parceria com a PM, MP e Judiciário de Itabira. Ex: alunos com envolvimento em atos infracionais e em atos de indisciplina nas escolas foram indicados a conhecerem o tetro interativo da PM, Tunel das drogas etc.
Para finalizar houve um painel de Reflexões sobre a Politica dos Conselhos Comunitários, desafios e Possibilidades, onde os painetistas responderam perguntas dos presentes. Os três responsáveis pelo quadro foram a Dra Sra Gleisa Antunes (Pedagoga e Professora da Academia de PMMG), Sr Tiago Ribeiro (Pôs graduado em Docência em Segurança Publica) e o Sr Diego Souza (Coordenador de Policia Comunitária da Secretaria de Estado de Segurança Publica). O mediador foi o Coronel PM QOR Sr Valter de Souza Lucas.
No encerramento e coffe breack onde todos puderam se conhecer e trocar experiências, ficou acertado que a Subsecretaria iria ver a possibilidade de extinguir a cobrança de taxas para os novos Conseps e para os registros de atas, criação de um grupo estadual de Conseps com o apoio da FEACONSEPS de MG.