No período de estiagem em Itabira as estações de abastecimento de água sofrem queda significativa nos reservatórios e consequentemente no fornecimento à comunidade. Para explicar os principais problemas enfrentados nesta época do ano, bem como apresentar os planos de ações para amenizar o problema de falta d’água em alguns bairros, o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Leonardo Ferreira Lopes usou a tribuna da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (29).

Durante o seu pronunciamento o diretor-presidente chamou a atenção para o momento, que segundo ele é “preocupante”. A escassez de água requer atenção redobrada do Saae, que segundo o diretor, tem desenvolvido ações para diminuir os impactos.

Os dois principais pontos de captação, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza e a ETA Gatos tiveram quedas significativas na captação. A captação total de água no município é de 334 litros por segundo (l/s), com um déficit de 100 l/s. A captação da Pureza caiu de 168 l/s para 80l/s e a Gatos caiu de 90 l/s para 40 l/s. Mas, de acordo com Leonardo Lopes, algumas ações estão diminuindo este impacto.

Os reservatórios estão sendo reforçados com montagem de circuitos de gerador com motobombas. “Na ETA Gatos estamos trabalhando com um acréscimo de 30 litros por segundo e na Pureza com um acréscimo de 50 litros por segundo. Dentre as ações e as campanhas ao longo do período, peço a conscientização da população no consumo consciente da água, acredito que assim venceremos essa jornada”, cobrou o diretor-presidente.
Outra medida destacada por ele é a ampliação da ETA Gatos. De acordo com Leonardo Lopes, este ponto de captação será dobrado.

“ O que o Saae tem feito é intensificar as obras de saneamento, apesar do momento de crise financeira, tem atendido com o maior esforço, dentre elas podemos destacar a ampliação da ETA Gatos, que é a nossa segunda maior ETA. Ela trabalha hoje com 90 litros por segundo e passará a trabalhar com 190 litros por segundo, mais do que dobrando a produção. Hoje, esta ETA, em estiagem cai para 40 litros, mais da metade na redução de oferta de água”, comentou ele.

Já na ETA Pureza, o plano é a construção de uma unidade de tratamento de resíduos, que possibilitará a recirculação da água, permitindo um acréscimo de 5%
“A ETA Puereza, também temos intensificado as obras e temos a construção de uma unidade de tratamento de resíduos, que vai permitir ao Saae recircular a água do seu processo, isso ai vai permitir a nós itabiranos um acréscimo de 5% em sua vazão, que antes era perdido”, esclareceu o diretor.