Entre os projetos previstos para entrar em votação está o novo reparcelamento da dívida da Prefeitura de Itabira com o ItabiraPrev.

Em tramitação na Câmara Municipal desde meados deste mês, a regulamentação da profissão de Condutor de Turismo deve ser votada na reunião ordinária desta terça-feira, 29 de agosto.
O Projeto de Lei 70/2017, de autoria do prefeito, estabelece que o profissional interessado na área deve ser cadastrado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, além de passar por curso de capacitação. O guia turístico precisa aprender, por exemplo, a história de Itabira e região, a localização e o funcionamento dos serviços, a vida e obra de Carlos Drummond de Andrade, entre outras informações.
ItabiraPrev
Outro projeto de autoria do Executivo municipal que está na pauta é o 69/2017, que prevê novo reparcelamento da dívida da Prefeitura com o Instituto de Previdência de Itabira (ItabiraPrev). O projeto de lei alonga a dívida em 200 prestações iguais e sucessivas. Como garantia de pagamento, vincula o financiamento ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Segundo a justificativa do projeto, devido à crise econômica o Ministério da Fazenda autorizou a renegociação das dívidas dos municípios com os institutos próprios de previdência. No início deste ano, a Câmara já havia permitido o parcelamento da dívida patronal com o ItabiraPrev em 60 vezes.
Outros projetos
O Plenário deve votar também um Projeto de Resolução (81/2017) que concede Medalha do Minério de Itabira ao doutor Caio Manlio Paes Seródio. A homenagem será concedida pelo vereador Reinaldo Soares de Lacerda (PHS) durante a entrega de honrarias da Câmara.
Outro projeto é o do vereador Weverton Leandro Santos Andrade, Vetão (PSB), que trata da divulgação dos valores de anúncios do poder público pelos próprios veículos de comunicação.
De volta à pauta
Retirado para vista na reunião da semana passada, voltam à pauta também outros dois projetos de lei. Um deles (58/2017), de autoria do Executivo, cria cinco funções de Gerente de Assistência Social destinados a servidores efetivos na Prefeitura. O outro (68/2017) altera a Estrutura Administrativa da Câmara Municipal e promove mudanças em nomenclaturas de funções e no organograma.
ACOM CMI