São quase 20.000 alimentos transportados, mensalmente, pelo caminhão da agricultura familiar, cedido pelo município

Dentro da perspectiva de desenvolvimento socioeconômico, o poder público vem empreendendo uma série de ações de fomento às atividades do homem do campo. Desde 2013, a Prefeitura já adquiriu quase 700 mil em produtos da agricultura familiar, dando um salto de 100% nessas compras. Atualmente, 40% do total de produtores rurais de Santa Bárbara já são cadastrados como agricultores familiares.
A Associação dos Agricultores Familiares (Afasb), que hoje tem 39 agricultores filiados, já possui 21 produtores, em média, vendendo para a Prefeitura de Santa Bárbara ao longo do ano. Eles fornecem frutas, hortaliças, legumes e temperos, utilizados na merenda escolar. São quase 20.000 alimentos transportados, mensalmente, pelo caminhão da agricultura familiar.
Essas ações da Prefeitura de Santa Bárbara valorizam o produto interno, ampliam novos negócios locais e geram, com qualidade e amplitude comercial, emprego e renda, pensando no futuro.
Neste contexto, vale lembrar que nos últimos três anos o Município já entregou um caminhão zero km para a agricultura familiar, proporcionando mais economia, segurança e melhores condições para o transporte dos produtos cultivados pelos agricultores. Outra iniciativa de valorização foi o lançamento do selo do Serviço de Inspeção Municipal (Sim), programa que controla a qualidade dos alimentos produzidos de forma artesanal pelos pequenos produtores. É essa certificação que autoriza uma agroindústria a comercializar produtos de origem animal dentro do município.
Além disso, a prefeitura já entregou uma Patrulha Agrícola Mecanizada, garantindo melhorias de infraestrutura nas propriedades rurais, bem como nas vias que ligam a sede do município a estas localidades. Essas estradas vicinais passam por manutenção, frequentemente, a fim de facilitar o escoamento de produtos e o deslocamento do homem do campo.
E neste final de semana, os produtores de Santa Bárbara se reunirão, mais uma vez, para celebrar as maravilhas do campo e valorizar o que vem da terra, na 14ª Festa do Trabalhador Rural, este ano, na comunidade de Bateias.
ACOM PMSB