Promovido pela Câmara Municipal de Itabira, por meio da Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, o curso sobre Educação Ambiental Humanitária em Bem-estar Animal contou com cerca de 140 alunos. Quem ministrou a capacitação, nesta quarta-feira, 23 de agosto, foi a ativista e educadora Elizabeth MacGregor, autoridade no assunto em todo o Brasil.

O curso foi dividido em duas turmas: uma de manhã e outra à tarde. A atividade fez parte de uma série de ações em defesa dos animais que estão sendo planejadas pela Câmara, por iniciativa do presidente Neidson Dias Freitas (PP). Foram parceiras a Associação Municipal de Proteção Animal de Itabira e Região (Ampari) e a Prefeitura de Itabira.

Entre várias abordagens, Elizabeth MacGregor ressaltou a necessidade de uma consciência coletiva sobre todos os animais – e não apenas cães e gatos. Ela citou e ilustrou com imagens os sistemas de criação de animais (bovinos e suínos, por exemplo) em larga escala com fins alimentícios. Muitos deles são mantidos enclausurados e até mutilados, sem anestesia, para não se atacarem.
“Aprendemos que os animais são seres irracionais. Não é isso que a ciência nos diz desde o século XX. Todos os vertebrados são seres que têm sentimentos e capacidade cognitiva. Então, quando vemos cães abandonados, maus tratos a todas as espécies, isso vem muito da ignorância do ser humano”, declarou MacGregor.
Presente no evento, o presidente Neidson Freitas ficou satisfeito com o resultado. “É apenas o começo. Estamos planejando mais ações com a efetiva participação da comunidade e das entidades parcerias”, afirmou o vereador. Neidson Freitas apresentou, inclusive, um Anteprojeto de Lei que prevê castração e identificação de cães e gatos por meio de chip eletrônico em Itabira. A iniciativa tem ganhado adesão.