O vereador Luciano Pires (PHS) apresentou o anteprojeto 10/2017 que cria o Programa Municipal de Desenvolvimento da Produção Artesanal e Orgânica Associado ao Turismo (Pró-artesão) que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na reunião de quinta-feira (10). O programa tem grande abrangência e se for transformado em projeto de lei pelo prefeito Leris Braga (PHS) – e retorne para ser novamente votado – pode ser a porta de entrada para o fortalecimento do setor gastronômico, turístico e cultural da cidade.

Luciano Pires disse que espera que o Pró-artesão seja bem aceito pelo governo, já que Santa Bárbara vem a cada dia se tornando um polo regional de desenvolvimento devido ao trabalho que a administração vem realizando nessa área. “Nossa meta visa fomentar e a agregar valor à produção artesanal e orgânica típica do nosso município como artesanato, itens alimentícios, licores, cervejas, cachaças entres outros, apropriando-se de seu potencial para incrementar a política de turismo”, defendeu. Ele destacou ainda que esse programa eleva o desenvolvimento econômico e o turismo da cidade. “Minas Gerais é um celeiro da cultura, do artesanato e da mais rica gastronomia. No Estado, recebeu prêmio pela melhor produção de queijo, de cachaça e agora recentemente de cerveja artesanal. E nós temos tudo isso em nossa cidade e por isso temos que pensar de maneira mais sustentável para que as futuras gerações tenham uma cidade menos dependente da mineração”, argumentou Luciano Pires.
O vereador, que está em seu primeiro mandato, conhece bem a região rural de Santa Bárbara (ocupou o cargo de Administrador de Distrito) e garantiu que o pró-artesão vem ao encontro da necessidade de fortalecimento das famílias e das comunidades rurais de modo geral. “Vamos fazer a identificação dos artesãos e dos produtores artesanais e orgânicos bem como dos pequenos produtores familiares, conferindo maior visibilidade e valorização do trabalho deles. Temos que unir a integração das atividades com outros setores para caminharmos para a sustentabilidade”, explicou Luciano Pires.
O anteprojeto está disponível para a leitura completa e ser baixado no site da Câmara Municipal na barra de ferramentas (Atividades Legislativas).
ACOM CMSB