Câmara aprova anteprojeto que cria Casa de Apoio para socialização de idosos
Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na reunião da última quinta-feira (10), o anteprojeto 011/2017 que cria a Casa de Apoio para idosos da cidade. Pelo modelo proposto pelo vereador Geraldo Carneiro (DEM), o espaço funcionará de 7h às 19h com atividades socais, culturais e recreativas com objetivo de promover o bem-estar e a integração entre eles. Antes, a proposta teve parecer favorável da Procuradoria Jurídica do Legislativo.
%2C%20o%20espa%C3%A7o%20funcionar%C3%A1%20de%207h%20%C3%A0s%2019h%20com%20atividades%20socais%2C%20culturais%20e%20recreativas%20com%20objetivo%20de%20promover%20o%20bem-estar%20e%20a%20integra%C3%A7%C3%A3o%20entre%20eles.JPG)
O encaminhamento dos idosos para a Casa de Apoio será feito pela Secretaria Municipal de Ação Social que terá a tarefa de fazer a avaliação das condições. “O anteprojeto visa valorizar os idosos mantendo a integração social deles e ainda vamos desenvolver a convivência com o próximo para as pessoas da terceira idade. Será diferente das entidades existentes no qual assistem os idosos de maneira integral”, explicou o vereador. Outro ponto destacado por Geraldo Carneiro é que a Casa de Apoio deverá funcionar como um asilo compartilhado. “Na casa terá a presença da família e o idoso não deixará de ter esse convívio importante com seus familiares. É um trabalho social, humanitário e de relevância para a sociedade”, defendeu.
Pelo anteprojeto, a Prefeitura de Santa Bárbara poderá alugar um imóvel para a instalação do serviço e abrir dotação orçamentária para sua manutenção. “A Casa de Apoio, tenho certeza, será um passo importante para nossa cidade. A gente percebe a solidão e falta de trabalho mais consciente no acolhimento e socialização de pessoas da terceira idade. A Prefeitura ainda poderá buscar parcerias com entidades e voluntários que serão treinados para o desempenho das funções”, explicou o democrata.
ACOM CMSB