AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS VÍDEOS
Boa tarde - Itabira, sexta, 20 de fevereiro de 2026 Hora: 12:02

POLITÃCA
Em reunião com secretário de Desenvolvimento Econômico equipe de Paulo Soares propõe mudanças no Sine
14/08/2017

Após várias declarações contrárias aos métodos utilizados pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), em que os desempregados precisam dormir na fila para conseguir uma indicação nas empresas, o vereador e presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, Paulo Soares de Souza (PRB) propôs algumas sugestões para acabar com o problema na cidade.

A assessora parlamentar do gabinete na Câmara Municipal, a advogada Rosilene Félix, se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos, na tarde da última sexta-feira (11) para debater os principais pontos de mudança para acabar com os problemas das filas. Além do representante do Executivo, participaram da reunião Joran Francisco de Souza (superintendente industrial) e Cristina de Carvalho Borges (coordenadora), representantes do Sine Itabira.

Durante o encontro foi apresentado ao secretário a preocupação do vereador Paulo Soares com as pessoas que têm ficado horas nestas filas, esperando uma oportunidade de emprego. Também foi apresentado outras alternativas, de procedimentos já desenvolvidos em outras cidades.

Segundo Rosilene Félix, a reunião foi muito produtiva e mostrou que a Prefeitura também está mostrando preocupação com a situação. De acordo com ela, as filas continuarão esta semana, mas enquanto isso, um estudo será desenvolvido para acabar ou pelo menos diminuir as filas de espera.

No sistema atual as vagas são divulgadas às 16h do dia anterior à seleção e, no dia da seleção, são distribuídas por ordem de chegada, senhas para o atendimento e realizada a triagem, sendo entregues 5 cartas de apresentação para cada vaga existente, ou seja, o candidato que chegar primeiro e atender ao perfil exigido pela empresa é que será indicado para a vaga.

“Constatamos que este método possibilita que profissionais que estão dentro do perfil e às vezes com uma qualificação até melhor fiquem prejudicados por não chegarem na frente na fila. Além disto o cadastro realizado não é totalmente aproveitado, vez que diante da baixa oferta de empregos atualmente existente, os candidatos que estão na fila são o número suficiente para o preenchimento das vagas”, explicou Rosilene Félix, representante do gabinete.

Ainda de acordo com a assessora de Paulo Soares, ficou acordado durante a reunião da semana passada que partir de hoje (14), o Sine estará atendendo normalmente nos padrões atualmente praticados, mas estará paralelamente estudando uma nova forma de trabalho que possa não só eliminar ou reduzir as

filas, mas também contemplar as pessoas que têm cadastro e, por algum motivo, não estiveram no Sine no dia da pré-seleção.

“A intenção é de que o estudo seja realizado o mais rápido possível, sendo que serão sugeridas, através da Secretária de Desenvolvimento Econômico, ações que poderão otimizar o cadastro nacional utilizado pelo Sine”, disse a assessora.








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2026. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: (31) 98883-9232
CONTATO
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.