Membros da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Itabira) participaram de uma reunião nesta quarta-feira (9) na Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, na tentativa de trazer o serviço para o município. O encontro foi com a defensora pública geral, Christiane Neves, que prometeu esforços para instalar o serviço na cidade.

Para que Itabira tenha uma Defensoria Pública, explicou a defensora geral, é necessário a abertura de um novo concurso, para que novos profissionais sejam nomeados e designados. No entanto, ela não falou em prazo para que isso aconteça.
Representando a direção da OAB Itabira, estavam o secretário geral Rogério Pierry e o delegado de prerrogativas da subseção Weuler Ronilson. Também acompanhou o encontro o vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” (PV). Durante a conversa a OAB Itabira reivindicou a “cooperação”, que seria o envio de defensor público lotado em outra comarca para cooperar no município. Este sistema seria de forma provisória, até a abertura do concurso e a nomeação de um defensor especifico.
De acordo com Rogério Pierry, a OAB Itabira está envidando esforços políticos junto ao Governo do Estado para que a Defensoria Pública seja instalada o quanto antes.
“Será analisada a possibilidade de instalar uma cooperação em Itabira até que seja feito um novo concurso público para defensores do Estado, porque segundo eles, não têm número de servidores para que seja instalado a defensoria. Ficou o compromisso de que, assim que fosse feito o concurso e os novos defensores tomarem posse, Itabira será agraciada com a instalação”, explicou o representante da OAB Itabira.