AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS VÍDEOS
Boa noite - Itabira, segunda, 22 de dezembro de 2025 Hora: 18:12

GERAL
HNSD: Nota sobre possível retorno da maternidade SUS ao hospital
25/07/2017

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), por meio desta nota, esclarece que vem estudando junto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a proposta de retomar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em sua maternidade. A decisão final ainda depende de alguns estudos técnicos que possam garantir a prestação deste serviço para a população de Itabira e região.

Em 2016, a maternidade SUS foi transferida integralmente para o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) por decisão da Prefeitura Municipal de Itabira (PMI). O HNSD entendeu e respeitou a decisão do município, mas optou por manter o atendimento da sua maternidade para pacientes dos planos de saúde e particulares.

Essa decisão foi tomada devido aos mais de 70 anos de experiência em atendimento obstétrico, por contar com uma equipe de profissionais altamente qualificados e possuir um setor com capacidade de promover um atendimento integral aos pacientes do hospital, como realização de partos, teste da orelhinha, Posto de Coleta de Leite Humano, teste do coraçãozinho, Manual do Bebê e acompanhamento de parto humanizado.

O HNSD ainda possui toda uma estrutura de apoio às gestantes e seus familiares. Os quartos e o centro cirúrgico foram revitalizados recentemente. Além disso, o hospital conta com a Casa da Gestante que oferece apoio para os pacientes que vêm de outras cidades.

Porém, com a mudança da maternidade SUS para o HMCC, o hospital precisou promover readequações em seus espaços físicos para que outras unidades entrassem em operação, como a oncologia SUS e a disponibilização de leitos psiquiátricos.

Dessa forma, para que o HNSD possa voltar a oferecer atendimento SUS em sua maternidade, será necessário adaptar a atual estrutura para absorver o aumento de pacientes, se preparar para essa mudança de fluxo de atendimento, reorganizar os leitos e aumentar o efetivo de profissionais.

Filantropia

De acordo com a legislação, para ser um hospital filantrópico é necessário manter um mínimo 60% de atendimento SUS. Porém, a perda dessa condição acontece somente após uma avaliação do Ministério da Saúde que aponte o descumprimento dessa norma em um período aproximado de um ano.

O HNSD vem trabalhando concretamente para se manter como um hospital filantrópico. Para isso tem promovido o credenciamento de novos leitos SUS – como os destinados a pacientes psiquiátricos – e credenciamento de novos setores para atendimento SUS, como a oncologia. Um trabalho que se alinha com a política da instituição de sempre disponibilizar novas especialidades em sua cartela de serviços.

O hospital também vem mantendo parceria com a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas) para encontrar soluções que possam equalizar essa capacidade de atendimento. Nesse processo, a retomada da maternidade SUS é uma das alternativas para o cumprimento dessa meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Atendimento em saúde

O HNSD, no que se refere ao atendimento de saúde para Itabira e região, oferece os subsídios necessários para solucionar todas as demandas que chegam ao Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI) e ao próprio hospital, inclusive aquelas que poderiam ser tratadas nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF). O que ressalta o compromisso do HNSD em sempre prestar atendimento de qualidade a seus pacientes.








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2025. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: (31) 98883-9232
CONTATO
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.