O CONSEP de Itabira compareceu em massa com os seus conselheiros na Audiência Publica com a temática de VIOLÊNCIA, onde entregaram aos responsáveis pelo evento, os vereadores Weverton Andrade e o Andre Viana, 48 sugestões colhidas no COMPPUD - Conselho Municipal de Politicas Publicas Sobre Drogas, CIJ - Comissariado da Infância e Juventude e do proprio CONSEP. Em sua fala aos participantes o presidente do CONSEP Edson Taveira, disse que não existe magica para disserem facam isto ou aquilo e tudo se resolve. Temos que unir forças com as famílias e segmentos envolvidos com a segurança publica e o primeiro passo é a mudança de cultura, de paradigmas. Temos que sermos racionais e todos sem excessão fazer a parte individual para revertermos o quadro a médio prazo. Segue algumas das sugestões passadas.

1 - Expandir o trabalho de inteligência policial para identificar criminosos que tenham fugido ou que não tenham comparecido a audiências judiciais.
2 - Criar equipe multidisciplinar para localizar os adolescentes que não cumprem as medidas sócio - educativas e notificar os mesmos junto com os seus responsáveis.
3 - Criar o Fundo para o Conselho Municipal de Politicas Publicas Sobre Drogas, captar recursos para a prevenção e redução de danos.
4 - Fazer investimentos aos órgãos de apoio a segurança publica (Comissários da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, CREAS) em suas ações.
5 – Melhorar o sistema de controle de evasão escolar.
6 – Melhorar o sistema/controle de cumprimento de medidas sócio educativa para adolescentes em conflito com a lei.
7 – Fazer procedimento para que todos os eventos em espaços públicos antes de conseguirem a autorização, que tenham contato com o Comissariado da Infância e Juventude que além de ficar sabendo ira fazer um termo de compromisso com o promotor do evento e posteriormente fazer um TCO, Termo Circunstanciado da Ocorrência do Evento.
8 - Desenvolver programas para melhorar a segurança nas escolas.
9 - Apoiar e incentivar a manutenção permanente de Programas de Prevenção às Drogas.
10 – Fazer procedimento para que todos os eventos em espaços públicos antes de conseguirem a autorização, que tenham contato com COMPPUD (Conselho Municipal de Politicas Publica Sobre Drogas), que entre outras ações passara informações preventivas relacionadas às drogas licitas e ilícitas no evento colhendo a assinatura do promotor do evento imputando a ele a responsabilidade das ocorrencias.
11 - Solicitar a todos os Projetos e ou Associações que recebam subvenção municipal, estadual e ou nacional que seja realizado em sua grade de ações, palestras preventivas sobre as drogas.
12 - Construir portais de segurança eletrônica nas entradas e saídas da cidade.
13 - Atenções prioritária para construção do NAI – Núcleo de Atendimento Integralizado para acolhimento de adolescentes que cometam atos infracionais
14 - Criação da Casa Abrigo da Mulher Vítima da Violência.
15 - Retorno da Patrulha Escolar pela PM.
Edson finalizou dizendo
“Quando falamos em segurança pública, temos de lembrar que não estamos falando somente de crimes violentos. Estamos falando também de crimes contra a ordem tributária, de fraudes em licitações, de lavagem de dinheiro, de corrupção. Esses crimes também violam a ordem pública e devem ser tratados dentro do contexto da segurança pública”.
ASCOM CONSEP