A Caixa Econômica Federal encerra as suas atividades nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema no dia 14 de julho. O fechamento das agências está gerando uma movimentação por parte do presidente da Câmara Municipal, vereador Neidson Dias Freitas (PP) para tentar impedir o fim do atendimento ou a possibilidade de bancos particulares assumirem os serviços oferecidos nas duas localidades.

Uma das dificuldades é o número de correntistas. Em Ipoema são 27, enquanto em Senhora do Carmo apenas 10. A agência da Caixa foi aberta para atender o pagamento do funcionalismo público nos distritos e tem convenio com o município até 2020, no entanto, ao renovar o acordo, a cláusula que exigia o fornecimento dos serviços bancários nas duas localidades não foi incluída, o que contribuiu com o fechamento das duas agências.
Em matéria publicada na edição desta quinta-feira (29) no jornal Diário de Itabira, Neidson Freitas diz que a gerencia de Itabira não tem autonomia para reverter a situação, assim como a superintendência da Caixa, localizada em Governador Valadares. Uma das saídas, disse o presidente, seria ir até a diretoria do banco em Brasília.
Em ação conjunta, a Câmara, revelou o presidente, está em negociação com dois bancos privados, o Itaú e o Sicoob. Em reunião com representantes do banco Itaú realizada nesta quarta-feira (28), Neidson propôs aos gerentes que assumissem a prestação de serviço nos distritos, que em contra partida o banco ficaria responsável pela folha de pagamento da Câmara Municipal. Nesta quinta, o presidente se reúne com representantes do Sicoob para tratar do mesmo assunto e apresentar as propostas.
“É uma notícia triste, mas temos que trabalhar com a transparência. Não adianta fazer tempestade em copo d’água onde muitas vezes não temos condições de resolver. Tem que ser dada a verdade à população”, disse o presidente ao comentar sobre o assunto.