A reunião dessa terça-feira (23), teve a participação dos alunos do 4º ano do Colégio Nossa Senhora das Dores. A escola solicitou uma visita orientada à Câmara Municipal de Itabira, para que os alunos pudessem vivenciar um pouco da Reunião Ordinária, agregando conhecimento, uma vez que os alunos estudaram conteúdos como: o Governo do Município, competências do Executivo, competências do Legislativo, a organização política do município, a participação popular, a influência das leis no município e impostos.

A visita começou às 13:30, momento em que os alunos puderam conversar com os vereadores e fizeram perguntas, tirando dúvidas e interagindo com o ambiente do plenário. A turma acompanhou o início da reunião, onde todos ficaram de pé para cantar o Hino Nacional. Após assistirem parte da reunião, dirigiram-se aos gabinetes dos vereadores para conhecer o espaço.

Segundo a professora Maria Inês Ferreira Pinto, que acompanhou a visita dos alunos, o objetivo da visita é “Enriquecer o conhecimento deles na área de geografia, pois eles estão fazendo estudo de como funciona o município, o governo do município, a ação do prefeito, as ações dos vereadores e como acontece a participação do cidadão no município”.


Vereador cobra explicação da Funcesi
O vereador André Viana Madeira (PTN), usou a tribuna na reunião dessa terça-feira para falar sobre a relação entre a FUNCESI e o Colégio Auge. André Viana informou que o Colégio Auge funciona nas dependências da FUNCESI e que a relação entre os dois órgãos deve ser analisada e explicitada de forma ampla.
.jpg)
O vereador ainda solicitou a presença do presidente da FUNCESI, para usar a tribuna e prestar esclarecimentos sobre o Colégio Auge e sua ligação com a instituição que cede suas dependências para uso do colégio.
.JPG)
Potencialidades Turísticas

A convite do vereador Adélio Martins da Costa, “Decão da Loteria” (PMDB), também usou a tribuna Sérgio Henrique Mourão Faria. Sérgio Mourão que é jornalista e reside em Ipoema, esteve na Câmara para falar sobre a importância de se explorar de forma adequada, as potencialidades turísticas de Itabira que segundo ele, poderia estar hoje em segundo lugar em potencialidade turística no estado de Minas Gerais.

Segundo Sérgio Mourão, Itabira perde geração de emprego e renda quando não investe em seu potencial turístico e falou sobre um guia, com mapa detalhado, de sua autoria, que lista todos os atrativos turísticos dos distritos de Itabira e sobre calendário de eventos do distrito, que acontecem regularmente no local.

O jornalista explicou sobre a importância de se envolver a comunidade itabirana na busca pela maior exploração turística, salientando que tal movimento já ocorre em Ipoema.
Sérgio Mourão finalizou dizendo que é importante que os itabiranos conheçam as belezas naturais e o potencial turístico de seu município.
Projetos
Foram lidos os seguintes projetos:
Dos vereadores e diversos: Projeto de Lei nº 33/2017, do vereador Weverton Júlio de Freitas Limões, que “Institui o dia 21 de abril ‘Dia Municipal do Policial Civil e Militar e demais servidores da Segurança Pública’”;
Projeto de Lei nº 35/2017, do vereador Agnaldo Vieira Gomes, que “Institui a ‘Semana Municipal de Conscientização sobre a Intolerância à Lactose’”;
Projeto de Resolução nº 13/2017, da Mesa Diretora, que “Aprova os Relatórios Contábeis da Câmara Municipal de Itabira, referentes ao mês de março de 2017”.
Requerimentos
O vereador Neidson Freitas, solicitou uso da Tribuna pela sra. Jenisse Maria Guimarães Lanza, representante do Observatório Social de Itabira e Moção de Pesar à família de Willian Lage.
ASCOM CMI