Na sexta-feira, 12 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. Para celebrar a data, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) promoveu cinco dias de atividades exclusivas para os seus colaboradores que atuam como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e instrumentadores cirúrgicos. Chegando ao fim, a Semana da Enfermagem celebra a importância desses profissionais para a prestação de serviços em saúde.
(97).jpg)
(67).jpg)
O HNSD possui, hoje, 450 colaboradores atuando nessa área e desempenhando um papel fundamental para que os pacientes de Itabira e região possam ter atendimento médico-hospitalar de qualidade. Por isso, a Semana da Enfermagem de 2017 tem o lema “Cuidar de Quem Cuida” e tem o objetivo de valorizar esses profissionais e trabalhar a sua autoestima. Entre os dias 08 e 12 de maio foram realizadas diversas atividades. Entre elas tratamentos de beleza, apresentações culturais, massoterapia, cursos de maquiagens, aulas de dança e palestras. Um conjunto de ações pensadas para tornar a semana especial para os profissionais de enfermagem e destacar a sua importância junto ao hospital.
(51).jpg)
(35).jpg)
“A Semana da Enfermagem foi pensada como forma de valorizar o profissional e mostrar a importância deles para a gente. Por isso fizemos uma série de atividades voltadas para o autocuidado, como ações para a saúde, a beleza e a autoestima”, explica Thaís Alves, gerente de enfermagem do HNSD.
(26).jpg)
(33).jpg)
O último dia de atividades, ainda, foi aberta para todos os setores do hospital. “A Semana foi muito boa e produtiva. Tivemos a participação de muitos colaboradores, que aproveitaram muito. Hoje, sexta-feira, quando comemora o Dia da Enfermagem, convidamos todos os setores do hospital para participar das nossas ações para que eles também pudessem confraternizar a data com a gente”, destacou Thaís Alves.
(20).jpg)
(15).jpg)
Dia Internacional da Enfermagem
A data é comemorada mundialmente desde 1965, mas só foi reconhecida oficialmente em 1974 após decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O Dia 12 de maio foi escolhido como forma de homenagear Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.
(65).jpg)
(2).jpg)
Apesar de ter nacionalidade inglesa, Florence Nightingale nasceu em Florença, na Itália, e decidiu ser enfermeira aos 17 anos. Foi durante a guerra da Crimeia, entre 1853 e 1856, na qual o Reino Unido participou, que o seu trabalho se tornou conhecido. Posteriormente, em 1860, na Inglaterra, fundou a primeira Escola de Enfermagem Secular do mundo.