A convite do presidente Neidson Dias Freitas (PP), o gerente geral das Minas de Itabira, Fernando Carneiro, usou a tribuna na reunião dessa terça-feira (25), para falar do acidente ocorrido no último dia 10, onde uma draga da mineradora Vale afundou no Rio de Peixe, em Itabira e também sobre a situação do esgoto nos bairros Bela Vista e Nova Vista.

Fernando Carneiro informou que o acidente não deixou vítimas e que todos os possíveis danos ambientais foram minimizados e que existe agora apenas a questão da retirada do equipamento do local, que também já está programado para acontecer. Segundo Fernando Carneiro, o caso foi acompanhado pelas Secretarias de Meio Ambiente, municipal e estadual.

Neidson Freitas, indagou sobre problemas de abastecimento de água e coleta de esgoto na região do bairro Bela Vista. O gerente geral informou que já estão em andamento conversas com o SAAE e a Secretaria Municipal de Obras para solucionar os problemas, porém não é possível discutir em plenário esse assunto sem a presença dos dois órgãos do Executivo, parceiros para solução destes problemas.
Alguns vereadores comentaram sobre problemas diversos como acidentes e riscos ambientais e sobre a geração de empregos em nossa cidade. Citaram também, a situação dos moradores do bairro Bela Vista, que além do esgoto, têm uma barragem de rejeitos como alvo de críticas.
Fernando Carneiro afirmou que estão sendo feitos esforços para garantir a solução dosproblemas enfrentados no bairro Bela Vista e falou sobre os investimentos feitos em Itabira nesses 75 anos da empresa na cidade, e dos empregos gerados quando da implantação de projetos em Itabira e região.

Secretário de Educação e Meio Passe Estudantil
Também fez uso da tribuna, o secretário municipal de Educação, José Gonçalves, para falar sobre o atraso no carregamento dos cartões de vale transporte de meio passe estudantil. Segundo o secretário, o atraso na recarga se deu devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelo município e também por problemas técnicos na empresa Transportes Cisne.
José Gonçalves falou sobre as regras para concessão do benefício, salientando que não existe renda limite para concessão do meio passe estudantil e que existe o monitoramento do uso. Quando verificado o mau uso do mesmo, o responsável é chamado a responder sobre seus atos junto à Secretaria de Educação e havendo reincidência o benefício pode ser suspenso. Porém existe a necessidade de aprimorar não só os parâmetros para a concessão do benefício, mas também o monitoramento do uso pelos usuários do programa.
O secretário informou que a recarga dos cartões foi regularizada a partir da última sexta- feira (21).
SINTSEPMI
Por último, usou a tribuna Priscila Miranda Xavier, representando o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (SINTSEPMI). O motivo da presença da Priscila e de alguns servidores públicos na reunião dessa terça-feira, são as negociações salariais com o Executivo.
Projetos Aprovados em primeiro turno
Projeto de Lei nº 24/2017, do Prefeito Municipal que, “Consolida a Lei Municipal nº 3.912, de 26 de outubro de 2005 e dá outras providências”. Projeto de Lei nº 26/2017, do Prefeito Municipal que, “Altera a Lei n. 4.376, de 22 de setembro de 2010”.
Projeto de Resolução nº 09/2017, da Mesa Diretora e demais vereadores que, “Dispõe sobre a criação de um web, canal de transmissão, para transmitir as Reuniões Ordinárias da Câmara Municipal de Itabira e dá outras providências”.
Projeto de Resolução nº 10/2017, da Mesa Diretora e demais vereadores que, “Dispõe sobre a implantação de um tradutor intérprete de libras, nas Reuniões Ordinárias da Câmara Municipal de Itabira, e dá outras providências”.
Projetos Aprovados em segundo turno
Projeto de Lei nº 23/2014, do Prefeito Municipal que, “Dispõe sobre a constituição do Conselho Municipal de Habitação e criação do Fundo Municipal de Habitação e dá outras providências”.
ACOM CMI