MILITARES DO 4° PELOTÃO DOS BOMBEIROS CAPTURAM SERPENTE EM PROPRIEDADE NO BARRO BRANCO
ITABIRA(MG)- Na tarde desta quarta-feira, 26 de abril de 2017, por volta de 13h30min Militares do 4° Pelotão do Corpo de Bombeiros de Itabira foram solicitados através do numero “193” por um morador de uma chácara no bairro Barro Branco informando que uma serpente estava dentro de uma de sua propriedade.

Rapidamente os Militares foram até Chácara Cata Vento, quando chegaram lá depararam com o proprietário que os levaram até onde a serpente estava. Os Militares apanharam os equipamentos de captura porque se tratava de uma cobra da espécie Caninana pertencente à fauna silvestre. A cobra estava dentro de uma caixa de papelão que servia como abrigo para alguns filhotes de gatos que moram na Chácara.


De acordo com os Bombeiros a principio a cobra se mostrou agressiva e assustada, mas em pouco tempo foi captura e depois devolvida ao abitar natural da mesma.
A cobra Caninana é de uma característica região de locais que possuem muitas matas, como a região do bairro Barro Branco fica muito próximo ao Parque do Itabiruçu é possível que a cobra tenha procurado por alimento como roedores e outros onde acabou entrando na propriedade. Os Militares do Corpo do Bombeiro adverte para que não arrisquem ou tente capturar animais sem ter experiência.
Orientações:
Determinadas cobras são nativas de certas regiões, sendo umas mais perigosas do que outras. Algumas delas são úteis na manutenção de um jardim e tendem a ficar longe das pessoas. Outras cobras, como a cascavel, são mais perigosas e, por isso, devem ficar longe do quintal. Conhecer os tipos de cobras que possam ser encontradas ajuda a aliviar a ansiedade sobre como mantê-las afastadas e deixa o proprietário da casa mais consciente sobre a importância dessa ação.
Além disso, embora o comportamento das cobras seja geralmente igual para todas elas; algumas preferem lugares mais escondidos. Por sua vez, as fontes de alimentos mudam pouco de espécie para espécie.
Mantenha o quintal livre da desordem. A bagunça é uma entrada livre para as cobras, uma vez que fornece um lugar quente e escuro para elas se esconderem. Pilhas de folhas, compostagem, palha, lascas de madeira, lenha e restos de gramas cortadas são lugares confortáveis que as serpentes gostam de se esconder. Assim sendo, remova-os do seu quintal.
Evite as plantas altas. Assim como a desordem, alguns arbustos e outras plantas servem como esconderijos perfeitos para uma cobra que vive pela vizinhança. Manter a grama cortada é uma boa maneira de evitar que elas fiquem deslizando em seu quintal. Arbustos e jardins repletos de plantas grossas também irão atrair as serpentes. Se você está muito preocupado com um potencial problema com cobras, remova ou pode tais plantas. No entanto, se desejar mantê-las, transplante-as para outro lado do quintal que fique longe dos alicerces da casa.
Remova as fontes de água do solo. Algumas cobras são muito atraídas pela água, podendo ser pegas até mesmo mergulhando. Sendo assim, as fontes de água no chão são muito atraentes. As poças grandes devem ser drenadas antes que atraiam as visitantes indesejadas e as lagoas devem ser posicionadas longe de casa, além de monitoradas para evitar problemas com as serpentes. Mesmo os banhos de pássaros podem causar problemas, posto que eles atraem insetos e roedores que, por sua vez, atraem cobras.
Livre-se das pragas. As cobras são atraídas para locais com fontes de alimento abundantes. Se houver um problema com ratos ou com insetos grandes, tais como gafanhotos e baratas, as chances de se ter um problema com serpentes também aumentam. Tente colocar armadilhas ou pulverizar repelentes próprios para manter as pragas afastadas de sua casa e, consequentemente, as cobras ficarão longe também. Também é possível usar um gato ou um cão pequeno para que eles afugentem a maioria das pragas.
Asnoticiasonline