AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS VÍDEOS
Boa madrugada - Itabira, segunda, 22 de dezembro de 2025 Hora: 04:12

POLITÃCA
NEIDSON FREITAS IMPLANTA SISTEMA DE PREGÃO NA CÂMARA FALANDO EM TRANSPARÊNCIA E ECONOMIA
13/04/2017

A Câmara Municipal de Itabira terá, nos próximos dias, a sua primeira licitação na modalidade de Pregão Presencial. Desde que assumiu a presidência do Legislativo, o vereador Neidson Dias Freitas (PP) tem feito uma gestão focada nos princípios constitucionais da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, como é o dever de todo gestor público. Por sua determinação, está sendo implantado o sistema de Pregão Presencial e posteriormente o Pregão Eletrônico.
Em meados de fevereiro começou a ser trabalhada a implantação da modalidade. No início do mês de março, uma equipe composta por seis servidores, todos concursados, foi treinada e habilitada para serem pregoeiros e equipe de apoio na Câmara de Itabira. No dia 31, uma portaria do presidente estabeleceu a modalidade como forma de licitação da Casa. Serão dois pregoeiros e mais três pessoas na equipe de apoio.
Segundo a Coordenadora de Compras da Câmara, a servidora Edelves Almeida, O “Pregão” é a modalidade mais recente de licitação e foi instituída pela Lei Federal nº 10.520/02. “Diferentemente das outras modalidades, no “Pregão” o envelope “proposta” é aberto primeiro e, depois da classificação das propostas escritas, ocorre uma etapa de lances em que os participantes têm a possibilidade de reduzir ainda mais suas propostas. Somente após a classificação final é aberto o envelope de habilitação", explicou Edelves.
A servidora Vera Regina Camilo, Auxiliar do Setor de Licitações da Câmara, disse que há vários anos os servidores buscavam a implantação do “Pregão” e que sempre encontravam obstáculos. Mas atualmente, com a nova administração, tudo ficou mais fácil e eles estão animados para utilizar-se da ferramenta. “É bom frisar que o “Pregão” pode ser realizado para aquisição de bens e serviços comuns, independente do valor", esclareceu Vera.
 
O presidente colocou a iniciativa como um benefício para a moralidade: “Nosso dever como gestores do dinheiro público é buscar mecanismos que tragam a transparência e a eficácia dos atos que praticamos. O “Pregão” já existe há vários anos e está provado que sua utilização só traz benefícios, tanto em economia, quanto clareza. Tenho certeza que num futuro próximo teremos bons resultados", disse Neidson Freitas.
ASCOM CMI







INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2025. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: (31) 98883-9232
CONTATO
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.