O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em parceria com o 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG) em Itabira, capacitou um grupo de colaboradores como brigadistas. A iniciativa busca fortalecer o sistema de prevenção de incêndio da instituição, que passa a contar com pessoas treinadas e preparadas para operá-lo.
Os treinamentos para a formação da Brigada de Incêndio aconteceram durante o mês de março. Nos dias 13, 14, 20 e 21 foram realizadas aulas teóricas no auditório do HNSD. Já nos dias 27, 28, 29 e 30 foi a vez das aulas práticas nas dependências do Corpo de Bombeiros. Ao todo 190 colaboradores do HNSD foram capacitados.
“Pessoas com conhecimento de prevenção e combate a incêndio, com capacitação para situações imprevistas e de emergência, com controle emocional e, ainda, com conhecimento de técnicas de primeiros socorros serão decisivas em situações críticas salvando empresas de sucumbirem diante do fogo e evitando que vidas sejam perdidas”, destaca Vaquimar José Vaz, provedor do HNSD.
Entre as atribuições da Brigada de Incêndio estão: avaliar riscos existentes; inspecionar equipamentos de combate a incêndio e rotas de fuga; elaborar relatório das irregularidades encontradas; encaminhar o relatório aos setores competentes; orientar a população fixa e flutuante da instituição; realizar exercícios simulados; e identificar situação de risco.
Além de alertar e orientar a evacuação de área; acionar o Corpo de Bombeiros e/ou ajuda externa; cortar energia; realizar primeiros socorros; combater o princípio de incêndio; recepcionar e orientar o Corpo de Bombeiros; preencher formulário de registro de trabalho dos bombeiros; e encaminhar o formulário aos bombeiros para atualização de dados estatísticos.
“A Brigada de Incêndio é um grupo organizado de colaboradores capacitados para atuar na prevenção, abandono da edificação, combate a um princípio de incêndio e prestar os primeiros socorros dentro de uma área preestabelecida”, explica Vaquimar Vaz.
ASCOM HNSD