AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS VÍDEOS
Bom dia - Itabira, segunda, 22 de dezembro de 2025 Hora: 09:12

GERAL
BRINQUEDISTAS DO HNSD RECEBEM HOMENAGEM DO ROTARY CLUB ESTRADA REAL
23/03/2017

Na quinta-feira, 09 de março, o Rotary Club de Itabira - Estrada Real homenageou o grupo de brinquedistas “Alegria, Alegria”, que, de maneira voluntária, desenvolve importante trabalho com os pacientes do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). A equipe também recebeu homenagens devido ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março.

O trabalho da brinquedoteca, que conta com 23 mulheres voluntárias, tem contribuído, conforme avaliação da equipe técnica do hospital, na melhoria do estado geral da criança hospitalizada, pois permite que esses pacientes tenham acesso a atividades lúdicas em seu período de internação. A atividade também contribui para abreviar o tempo de recuperação dessas crianças.

“Essa homenagem do Estrada Real reforça o nosso compromisso de proporcionar às crianças hospitalizadas momentos de descontração e alegria, através do brincar livre, possibilitando o relativo distanciamento das enfermidades. Consequentemente, nos desafiam a cada vez mais aprimorar o trabalho realizado, com contínua capacitação das voluntárias, buscando sempre a excelência no atendimento às crianças hospitalizadas no HNSD, ressalta Maria da Conceição Moreira Papa, coordenadora do grupo de brinquedistas “Alegria, Alegria”.

No final de dezembro de 2016, o HNSD finalizou seu novo planejamento estratégico e criou novo organograma da instituição. Com essas mudanças, as brinquedistas e demais voluntários que prestam serviços por meio da pastoral da saúde foram integrados formalmente como parte da estrutura de atendimento do HNSD. A iniciativa reconhece essas pessoas como parte importante nos cuidados de saúde em Itabira.

“O Estrada Real, durante sua reunião, promoveu uma homenagem a todas as mulheres em referência ao Dia Internacional da Mulher e, em especial, às mulheres que desempenham trabalhos voluntários com grande relevância social. As brinquedistas são um grupo de mulheres que desempenham atividades de recreação e reabilitação dos pacientes internados.

Elas levam um gesto de carinho e amor a eles, sempre pautadas nas questões de segurança”, observa Vaquimar José Vaz, provedor do HNSD.

A brinquedoteca do HNSD funciona de segunda a sexta-feira, no período da tarde. Nesse tempo, são desenvolvidas uma série de atividades com os pacientes da instituição, como arte no papel, teatro, incentivo à leitura, contação de histórias, produção de brinquedos com materiais recicláveis, dentre outras.

História

O espaço da brinquedoteca do HNSD foi montado a partir de uma parceria entre Vale, Rotary Club de Itabira e hospital. Porém, somente em junho de 2010 começou a ser efetivamente utilizado. Na época, as brinquedistas voluntárias do grupo “Alegria, Alegria” passaram a desenvolver uma série de atividades lúdico-culturais com os pacientes da instituição.

A ideia desse projeto partiu da psicóloga Marina Arriel – ex-colaboradora do HNSD –, que buscou os recursos materiais necessários para o início das atividades. A brinquedista Jenisse Guimarães Lanza foi a responsável, na época, pelo recrutamento das voluntárias da brinquedoteca. Desde então, o grupo “Alegria, Alegria” tem se dedicado a levar carinho e diversão para as crianças hospitalizadas.

Todo o trabalho desenvolvido na brinquedoteca do HNSD é voluntário e a comunidade pode colaborar com a iniciativa doando materiais, como balões, giz de cera, lápis de cor, tintas, papéis, livros infantis, dentre outros. O grupo não recebe doação de equipamentos usados devido ao risco de infecção para os pacientes.

ASCOM HNSD








Residencial SHINE STONE Construtora Kelles Duarte
INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2025. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: (31) 98883-9232
CONTATO
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.